No mês passado, a qualidade do ensino na cidade de Arapiraca, foi notícia. Com dados divulgados pelo INEP de 2014 para 2015, o programa de TV “Profissão Repórter”, exibiu uma reportagem sobre a evasão escolar em algumas escolas do município.
O fato chamou atenção do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), que considerou positivos alguns avanços da Educação nos últimos anos em Alagoas, mas segundo ele, o problema tá longe de ser resolvido.
De acordo com o parlamentar, a Educação tem que ser prioridade para qualquer esfera de governo, seja ela federal, estadual ou municipal. “Tem que ser cobrado dos gestores públicos, a implantação em seus planos de governo, ações e/ou projetos de valorização do profissional da Educação”, disse Freire.
Tarcizo falou ainda, que a evasão escolar poderia ser parcialmente solucionada com a adoção de metodologias e ações que criem um modelo de escola mais dinâmica e criativa. Uma maneira de atrair mais os jovens e adolescentes para a sala de aula.
Outra bandeira que o deputado defende é a construção de novas creches e escolas de Tempo Integral. “A mulher deseja e merece está reinserida no mercado de trabalho o quanto antes, para isso é fundamental ofertar um local com segurança e atendimento adequado para seus filhos. E a creche é uma iniciativa que atende essa necessidade.
Já as escolas de Tempo Integral, além de ofertar um ensino de qualidade, prática de esportes, oficinas de teatro, a instituição proporciona aos alunos atividades que favorecem o desenvolvimento de novas habilidades, afastando-os do mundo das drogas” completou Tarcizo.
Além de salário digno, condições de trabalho e uma merenda nutritiva e de qualidade, o deputado Tarcizo Freire reforça que haja planos para qualificar constantemente um modelo de gestão voltada para valorização de todos os profissionais da educação, como coordenadores, professores, merendeiras, porteiros, vigilantes e auxiliares de serviços gerais, que ofertam um serviço de fundamental importância para rede de ensino.