Pesquisa encomendada pela XP investimentos – a maior corretora do país -, e realizada pelo IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) entre os dias 4 e 6 de junho, mostra o deputado federal Jair Bolsonaro na liderança dos votos, entre 21% e 23%, nas simulações sem o ex-presidente Lula. 1000 entrevistas foram feitas por telefone e a margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos.

Agora, quando o ex-presidente escolhe e indica um candidato ele cresce meteoricamente. Na simulação em que o nome de Lula é associado ao do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, este salta de cerca de 3% para 11% das intenções de votos, ficando no mesmo patamar de intenções que Marina Silva e supera numericamente Ciro Gomes. Geraldo Alckmin tem 8% e Álvaro Dias, 6%.

Se nessa pesquisa Jair Bolsonaro fica cerca de 10% acima de Haddad, se Lula for o candidato fica 10 pontos acima do deputado federal. Portanto, inegável a liderança do petista e a sua capacidade de transferência de votos.

Levantamento do IPESPE também faz uma comparação com duas pesquisas anteriores realizadas pelo Instituto e avalia seis possíveis cenários para o segundo turno. Não é surpresa afirmar que Lula vence a disputa com qualquer um dos nomes e que Geraldo Alckmin, o chuchu paulista, apodreceu e derreteu. Mas há surpresas, especialmente quanto a Bolsonaro, Marina e ciro.

Leia detalhes e mais análises da pesquisa aqui e aqui.