O ano eleitoral começa a movimentar o cenário político em Palmeira dos Índios no Agreste do Estado. O município tem três fortes candidatos a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) são o ex-prefeito James Ribeiro (PRTB) a ex-prefeita de Estrela de Alagoas, Ângela Garrote e o deputado estadual Edval Gaia Filho (PSDB) que concorre à reeleição.

Ultimamente quem vem ganhando espaço politico com vistas ao seu projeto de conquistar uma das 27 vagas na ALE, é a ex-prefeita de Estrela de Alagoas, Ângela Garrote, que conta com forte apoio do prefeito Júlio Cezar e do senador Benedito de Lira (PP) A ex-prefeita está com forte poder no Hospital Santa Rita. Seu poder na unidade de saúde é forte e de A a Z, manda forte e pesado.

A preferência e apoio do prefeito por Garrote, provoca o “ciúme” politico no seu aliado o deputado estadual Val Gaia candidato a reeleição. Em 2016 Val Gaia deixou de apoiar a candidata de James Ribeiro, a médica Veronica Medeiros para apoiar Júlio Cezar. Val Gaia e James Ribeiro eram aliados há décadas e unidos por laços familiares.  

Os efeitos da preferência de Júlio Cezar por Ângela Garrote, começaram a aparecer, a Rádio Palmeira FM de propriedade da família Gaia está mostrando no programa jornalístico do âncora Anselmo Robério as mazelas da gestão de Júlio Cezar que vão desde a falta de merenda nas escolas da rede pública, lixo acumulado nas ruas e o mais grave, os pacientes sendo atendidos no Posto Vida em meio a muita sujeira. Aliados de Val Gaia também usam as redes sociais para mostrarem em vídeos os descaminhos da gestão de Júlio Cezar.