Dia Mundial da Voz é lembrado com atividades pelo Complexo Tarcizo Freire

16/04/2018 07:07 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com assessoria
Image

Em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril, nesta segunda-feira, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire realiza durante a semana nas escolas e no centro da cidade, ações de conscientização e promoção da saúde vocal.

A iniciativa tem como objetivo, alertar a população sobre a importância da voz humana, bem como informar sobre os sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que pode comprometer a qualidade de vida dos indivíduos.

Programação

 Segunda-feira (16) será realizada na Praça Marques da Silva, centro de Arapiraca, orientações sobre cuidados com a voz, distribuição de material informativo e palestra para a população.

Terça e quinta-feira, as ações acontecem nas escolas Izaura Antônia de Lisboa e Manoel Lúcio. Equipes de profissionais da saúde levarão técnicas de aquecimento e desaquecimento da voz, além de cuidados paliativos e orientações para os professores.

 A ação que conta com a parceria do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Arapiraca (CEREST), é também, uma oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) que é qualquer forma de desvio vocal diretamente relacionado ao uso da voz durante a atividade profissional que diminua, comprometa ou impeça a atuação ou comunicação do trabalhador.

Enquanto isso, na sede do Complexo Tarcizo Freire, fonoaudiólogos com apoio de outros profissionais da saúde realizam no decorrer da semana, oficinas e salas de espera, triagem vocal, orientações e dicas para os usuários sobre os cuidados relacionados ao uso da voz durante as atividades diárias.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..