Diante do descrédito da política e dos partidos, há quem veja o surgimento de uma nova safra de políticos preocupados com a opinião pública e antenados com a utilização de ferramentas – as redes sociais - que os aproximam dos cidadãos.
Os dois principais gestores de Alagoas, o governador Renan Filho (MDB) e o prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB), estão nessa lista, como também JHC, Rodrigo Cunha e Marx Beltrão. Claro que os dois primeiros já conseguiram resultados mais expressivos em suas carreiras e os demais seguem também essa tendência. Alguns desses ficarão pelo caminho, outros irão surgir. Mas a renovação é definitiva.
Tratando especificamente do prefeito e do governador, outra característica que os aproxima é o fato de que, apesar das dificuldades com a queda na arrecadação, continuam realizando obras, não se tem conhecimento de envolvimento em ilicitudes e não se dobraram as pressões de servidores públicos por reajuste de salários, especialmente em ano eleitoral.
Esta semana, por exemplo, diante da greve do Detran, Renan Filho revelou que os servidores do órgão ganham mais de R$ 6 mil, disse que são muito bem remunerados e podem ser transformados, se não tiver limites, em uma categoria superior no funcionalismo público. “O Brasil vive hoje uma crise sufocante financeira e greve de aumento de salário pra quem ganha muito é coisa que precisa ser debatida com profundidade”, disse o governador.
Também em ano de eleição Rui Palmeira manteve firmeza ao enfrentar a paralisação de vários setores do funcionalismo. Talvez seja também por isso que a Prefeitura vem mantendo os seus compromissos em dia. É esse comprometimento com o todo – e não apenas com o específico, com o momento eleitoral, que também mostra semelhança entre os gestores.
Rui e Renan estão em lados opostos neste momento. Talvez até se enfrentem nas eleições deste ano. Caso isso ocorra, quem sair derrotado fica pra trás, de tal forma que talvez modifique trajetórias que parecem guiá-los ao sucesso.
O céu é o limite para Renan e Rui. Porém, dependem das decisões que estão prestes a serem tomadas. Juntos ou separados, aliados ou adversários, a história está sendo escrita e cada um é dono do seu destino.