A reportagem do site AlagoasNT recebeu a denúncia de que a prefeitura de São Miguel dos Campos, tem utilizado o Hipoclorito de Sódio que é distribuído pelo Governo Federal gratuitamente, para substituir o material de limpeza nas unidades de saúde.
O repórter Emerson Tiago apresentou a denúncia na última sexta-feira (09), no programa de rádio ‘Bate- Papo com Gustavo Bulhões’, e o assunto também foi destaque no ‘áudio na Mira’ de Ivanildo Marques nesta sexta (16).
O que é o Hipoclorito e para que serve?
O hipoclorito de sódio tem diversas funções, desde lavar frutas e verduras, deixar a água própria para o consumo humano até matar as larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir dengue, Zika vírus, e chikungunya. O hipoclorito de sódio é um sal com grande poder oxidante, usado como alvejante e desinfetante.
Hipoclorito para matar larvas do mosquito da dengue
É importante ressaltar que o hipoclorito de sódio não mata o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do Zika vírus, dengue e chikungunya. Ele, na verdade, mata as larvas do mosquito, antes que elas possam se desenvolver e acabem infectadas por uma dessas doenças, transmitindo-as para as pessoas.
O fato é que a substância que deveria ser distribuídas para benefício da população miguelense, principalmente das mais carentes, e das que não tem água potável em casa, está servindo como material de limpeza dos postos de saúde do município, como forma de “economia” para os cofres públicos.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, mais ninguém atendeu as ligações.