Com os acordos promovidos com as empresas flagradas nas operações de combate a sonegação fiscal, a Secretaria da Fazendo do Estado (Sefaz) já conseguiu recuperar mais de R$ 80 milhões em impostos sonegados pelas investigadas. Desde o ano passado, que o Ministério Público Estadual (MPE), através do grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf), vem intensificando as ações para combater esse tipo de crime.

Em entrevista ao Jornal Gazeta de Alagoas, o secretário George Santoro colocou que esse tipo de fraudes mais sofisticadas, que normalmente não é detectada com a fiscalização do dia a dia.

Essas operações já flagraram a participação direta de servidores públicos na facilitação das fraudes e também na cobrança de propinas para dispensar as irregularidades praticadas pelas empresas.

“Infelizmente isso é uma realidade não só de Alagoas, mas de diversos lugares do país. Muito triste a situação, mas temos que tratar isso com profissionalismo. As investigações como essa ajudam a manter a concorrência leal e correta entre os empresários. São ações que reforçam o valor de pagar os impostos em dia e não utilizar a corrupção para obter ganho de mercado, como foi identificado em vários casos”, salientou Santoro recentemente.

As investigações de combate à sonegação fiscal continuam em curso e com isso existe a expectativa é de aumentar ainda mais a recuperação de impostos sonegados.