Com os altos índices de desemprego em 2017, o número de pessoas que cozinham em casa cresceu bastante. Para manter esse hábito, que é melhor para o bolso e até para a saúde, o freezer é um grande aliado. Afinal, nada mais prático do que chegar do trabalho com aquela fome e só precisar descongelar a refeição. Mas, apesar de simples, muitas vezes as pessoas cometem alguns pequenos erros ao congelar seus alimentos. Você costuma fazer coisas como as listadas abaixo?

Acabou de comer seu jantar? Então é hora de congelar a refeição. Dessa forma você garante que ela estará o mais fresca possível quando for descongelada. Muitas pessoas têm o hábito de levar alguns dias até colocar a comida no freezer. E isso faz com que o alimento não fique tão bem conservado assim. Afinal, a geladeira não tem o mesmo poder do freezer quando o assunto é manter alimentos bem preservados para consumo ao longo prazo.

Menos comida no freezer do que deveria

Esse é um dos erros mais comuns dos brasileiros. Muitas pessoas têm a falsa impressão que freezer com o mínimo possível de alimentos torna o congelamento mais rápido. Mas, na verdade, essa prática atrapalha a expulsão imediata do ar quente (que entra toda vez que você abre a porta do eletrodoméstico).

Cada item dentro do aparelho forma uma massa de ar frio. Então colabora para manter o congelador na temperatura adequada. Mas, também é necessário deixar espaço entre um congelado e outro. Dessa forma não impede a circulação de ar no aparelho e não compromete seu bom funcionamento.

Achar que alimento congelado não tem prazo de validade

Nada é eterno! Até os alimentos que você deixa no freezer possuem um limite de tempo para serem consumidos. Alguns resistem mais, outros menos. Confira alguns exemplos:

● Sorvete: até 2 meses

● Presunto: até 2 meses

● Arroz: 3 meses

● Leite: Entre 3 e 6 meses

● Bife bovino: Entre 6 meses e 1 ano

● Verduras: Entre 8 meses e 1 ano

Temperatura do freezer acima de zero graus

Outro erro comum é deixar o aparelho funcionando em temperatura considerada alta para o sistema. O freezer foi desenvolvido para operar em graus negativos (no máximo zero

graus). Dessa forma o equipamento consegue conservar alimentos da melhor maneira possível ao longo prazo.

Quando você coloca o eletrodoméstico em uma temperatura mais alta acaba comprometendo seu funcionamento e consequentemente a qualidade dos congelados.

Uma dica importante é colocar bebidas e sorvetes na porta do freezer. Isso porque lá tem maior acesso ao ar quente (quando a porta é aberta) e a temperatura no local é um pouco mais alta.

Desorganização dentro do freezer

A organização da parte interna do eletrodoméstico é fundamental. Essa prática simples facilita bastante encontrar o que você deseja e até colabora para prolongar a vida útil do equipamento.

Quanto mais tempo a porta do seu freezer ficar aberta, maior será a entrada de ar quente.

O que demanda mais do eletrodoméstico e consequentemente há mais gasto de energia elétrica.

Quando abrir a porta do freezer, mais tempo do que deveria, se torna um hábito na sua casa compromete a longevidade do equipamento. E também pode prejudicar a conservação dos alimentos em seu interior.

Não colocar etiquetas nos congelados

É tão simples, mas ainda não é um hábito da maioria das pessoas. Antes de colocar qualquer alimento no seu freezer, a dica é embalar de forma correta e colocar etiquetas contendo:

● Tipo de alimento ou nome da refeição

● Data de congelamento

● Prazo máximo para consumo

Com base nessas informações, é mais fácil até organizar os alimentos de forma eficaz. Produtos com validade próxima do fim devem ficar estocados em local de fácil acesso. Para que você e sua família lembrem de consumir o quanto antes.