O aumento do PIS/Cofins chegou às bombas com picos de até 9,12% no preço do combustível. Com isso resolvemos facilitar a vida e folgar um pouco o bolso com algumas dicas de como economizar combustível. Não existe mágica e a maneira de fazer essa economia é juntar três cuidados: dirigir de maneira correta, ter a manutenção do carro em dia e tomar cuidado no momento de escolher o combustível. O interessante de tomar todos esses cuidados é que você estará cuidando do seu veículo e evitando danificar as peças. Ainda mais se o carro é alugado, pois a locadora de carros vai estar esperando o automóvel em perfeitas condições. Carros são artefatos que facilitam nossas vidas mas com isso, vem um valor alto a ser pago. Vamos aprender a fazer com que eles durem sem precisar gastar rios de dinheiro porque não tomamos precauções bobas no dia a dia.
1 - Calibrar os pneus: Quando o pneu está baixo ou a calibragem errada, isso influencia de maneira direta no consumo de combustível. A calibragem deve ser feita no máximo a cada duas semanas e devem seguir as orientações das montadoras para pressão dianteira e traseira. As indicações você pode encontrar no tampo do tanque ou no manual do proprietário. Pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo do carro.
2 - Freio motor: Tente não usar o freio quando já está muito perto do lugar onde tem que parar. Por exemplo no semáforo, se você viu que vai fechar em poucos segundos tire o pé do acelerador e pise no freio quando estiver bem pertinho. Isso vai acionar ajudar a não gastar tanto combustível ao frear sempre de maneira abrupta. Outra dica importante é não descer com o carro na banguela. Os carros mais novos não apresentam economia de gasolina ao fazer isso e é mais arriscado. Coloque sempre uma marcha menor do que a que você está no momento e isso vai te ajudar a reduzir a velocidade de maneira mais tranquila.
3 - Trocando as marchas: A troca de marchas faz muita diferença no consumo. Todo manual do proprietário e auto escola ensina qual a velocidade exata para fazer a troca da marcha. Um carro a 40 km/h por hora não deveria estar na quinta marcha ou na segunda, por exemplo. Faça uso do câmbio de maneira suave, você vai se orgulhar inclusive quando perceber que se a velocidade está correta a marcha vai desencaixar de maneira quase automática quando você tocar nela.
4 - Velocidade constante: Procure manter sempre a velocidade. O trânsito não contribui muito com isso mas preste atenção para evitar ficar trocando de marcha. Isso faz com que se gaste muito mais combustível do que desejamos. Acelerar e frear com muita frequência exige muito do motor. Lembre-se, também, que o excesso de velocidade pode fazer com que seu seguro de auto não cubra o acidente.
5 - Ar-condicionado: É sabido que a utilização do ar-condicionado aumenta em até 20% o consumo de combustível. Porém o que as pessoas não sabem é que em determinadas situações é melhor utilizar o ar que abrir as janelas.
Por exemplo, se você está abaixo de 60 km/h é melhor abrir as janelas já que a resistência do ar não compensa o gasto do ar. Agora se o caso é que você está dirigindo acima de 60 km/h a melhor opção é ligar o ar e manter as janelas fechadas. Não compensa o esforço adicional que o carro faria por ter a janela aberta.