Deputado federal: Candidato com menos de 10 mil votos atrapalha a chapa

16/01/2018 09:56 - Coluna Labafero
Por Redação
Image

O número mágico para que uma chapa tenha um deputado federal eleito em Alagoas é 170 mil votos, para duas vagas seriam 270 mil votos, e é esta a grande dor de cabeça dos postulantes a uma das nove vagas do Estado para a Câmara Federal.

Alguns candidatos que tem um número expressivo de votos, mas que não atingem este coeficiente, precisam formar uma chapa “correta” para não correr riscos na eleição de outubro. Esta coluna ouviu um dos maiores especialistas em formação de chapa proporcional do Estado, o presidente do PRTB Adeilson Bezerra.

Entre uma ou outra informação, Adeilson fez uma constatação interessante. Um candidato que tenha menos de dez mil votos, atrapalha mais que ajuda, na formação de uma chapa. Este “limite” pode fechar as portas para vários candidatos que buscam na eleição para federal um palco para outros objetivos, ou mesmo aqueles que superestimam sua capacidade eleitoral. Enquanto isso, o jogo segue sendo jogado.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..