Por pouco, muito pouco mesmo, o senador Aécio Neves (PSD) perdeu a disputa presidencial de 2014. Mas foi uma derrota que o credenciou para continuar no jogo da luta pelo cargo máximo da República: Presidente do Brasil.

Passados esses poucos anos, pesquisas mostram um Aécio que sequer tem musculatura para uma disputa majoritária em Minas. A luta que o senador mineiro enfrenta é simplesmente para não permanecer afastado e não perder o mandato.

Hoje poderemos saber algo sobre o futuro do neto de Tancredo Neves. Aécio está cercado de problemas. O ministro do STF Alexandre de Moraes concedeu liminar determinando a realização de uma "votação aberta, ostensiva e nominal" em relação às medidas cautelares aplicadas pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal contra o tucano.

Muitos senadores aliados do mineiro não estarão no plenário por diversos problemas. Com esse cenário – votação aberta, pressão da mídia e de procuradores da República - aliados suspeitam que ele não tenha apoio suficiente, por isso há articulação para adiar a votação.

Será que os senadores cumprirão o seu papel ou irão se acovardar?

Aguardemos.