Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização voltada a prevenção do suicídio, com foco direto de divulgar e alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Setembro também é mês oficial voltado à inclusão social das pessoas com deficiência.

Com isso o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire em Arapiraca promove na próxima semana ações e atividades educativas em alusão ao mês de setembro. O objetivo é dar visibilidade ao assunto, chamar a atenção da população para salvar vidas, além de buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

Dentre as ações adotadas pela instituição, haverá palestras com psicólogos e fisioterapeutas do complexo, debates, orientações, apresentação do coral Mães Unidas e distribuição de folhetos informativos.

Para o psicólogo e gerente do Complexo, Michel Pereira, a quantidade de pessoas que tiram a própria vida vem crescendo ao longo dos anos em todo o Brasil. Segundo ele, é importante alertar a população sobre a necessidade de se falar a respeito do problema, que é o suicídio.

O Suicídio é um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas, alertou o pisicologo.