Com objetivo de alinhar as ações da parceria firmada no começo deste mês, representantes da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) se reuniram,com Tony Cabral, relações institucionais do Instituto Amor 21, entidade que luta pelos direitos e inclusão das pessoas com Síndrome de Down. Uma das principais pautas discutidas foi a capacitação que será realizada com os agentes de turismo da Luck Receptivo e os guias Sesc Guaxuma que irão conduzir em outubro a visita especial do projeto Turismo do Saber voltada aos jovens que fazem parte do instituto.

Essa é mais uma ação da parceria entre o Amor 21, a Semtur, o Maceió Convention & Visitors Bureau (Maceió CVB) e o Sebrae, que já proporcionou este mês um curso de atendimento voltado ao público com Síndrome de Down para os membros do Amor 21, com o intuito de prepará-los para atender com excelência e qualidade as demandas do segmento de turismo e eventos.

“O Turismo do Saber é uma conexão com a capacitação que esses jovens tiveram com o Sebrae, quando eles puderam ver na prática os atrativos turísticos da cidade e o que Maceió pode proporcionar para seus visitantes. O que é muito interessante dessa capacitação, que será realizada em outubro, é que ela vai proporcionar para os parceiros do Turismo do Saber um contato maior com as pessoas com síndrome de Down para eles poderem entender melhor as necessidades desse público”, explicou a secretária-adjunta do Turismo, Luciana Sagi.

“Essa ação conjunta do Amor 21 com o projeto Turismo do Saber vem em um momento propício, pois a Prefeitura de Maceió tem investido cada vez mais em um turismo voltado para pessoas com necessidades especiais. Esse trabalho é um projeto pioneiro no Brasil e possibilita a inserção dos jovens com Síndrome de Down na cadeia produtiva do turismo e no mercado de trabalho, além de fazer com que eles conheçam mais sobre a cultura da nossa cidade”, afirmou Cabral.

Na reunião também estavam presentes representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Sebrae e da Ayres Promoções e Eventos, empresa que está organizando o VIII Congresso Brasileiro de Síndrome de Down, que será realizado de 26 a 28 de outubro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O evento deve contar com a participação de três mil pessoas. Os jovens do Amor 21 capacitados pelo Sebrae irão realizar atendimento turístico.