Ao seu modo, cada um dos prováveis candidatos à Presidência da República tem buscado expor-se ao eleitorado. Lula e Bolsonaro aparecem nas pesquisas eleitorais na frente dos demais. Já João Doria, recém-eleito prefeito de São Paulo, tem viajado para cidades e capitais na tentativa de tornar-se conhecido e virar a alternativa do PSDB para 2018.

Neste sábado (19), por exemplo, depois de passar a semana viajando pelo Brasil, seguiu para Barretos para participar da festa do Peão de Boiadeiro. Usou chapéu, comeu refeição típica de peões e discursou no palco principal prometendo levar o rodeio para a capital.

Já o ex-presidente Lula, na viagem pelo Nordeste tem mantido contato pessoal e direto com a população, concede entrevistas, não afirma que será candidato, mas diz que quando governou mostrou ser possível o Brasil ser uma nação com crescimento econômico, geração de empregos, distribuição de renda, inclusão social e ampliação das oportunidades educacionais em todos os níveis.

Para ele, é preciso acreditar que as classes populares não são um problema, e sim uma solução. “Quando os pobres da cidade e do campo puderem voltar a comprar é que o comércio vai vender e a indústria produzir e, com isso, o investimento vai retornar. Será muito importante também elegermos um Congresso melhor que o atual, com mais representantes dos trabalhadores, dos camponeses, das mulheres e dos jovens”.

Viajando bem menos, mas com uma forte atividade nas redes sociais, Jair Bolsonaro não para e se destaca na liderança presidencial em interações no Facebook entre os nove nomes cotados. A página dele é a que gera mais compartilhamentos, comentários e reações.

A página oficial do parlamentar registrou 93,4 milhões de interações com usuários desde janeiro de 2014. Em segundo lugar aparece a de Lula, com 66,4 milhões. Ronaldo Caiado (DEM-GO) fica em terceiro, com 62,4 milhões.

Agora, a partir apenas dos dados acumulados desde maio, o ranking muda. Bolsonaro permanece como líder, com 13,3 milhões de interações, mas João Doria (PSDB) aparece em segundo lugar, com 12 milhões, bem à frente de Lula, em terceiro, com 6,4 milhões.

O motivo por trás do sucesso de Bolsonaro no Face é o uso intensivo de vídeos. Nenhum outro presidenciável publicou mais vídeos do que ele. Foram 1,2 mil em três anos e meio, vistos 740 milhões de vezes.

Os números indicam que Bolsonaro tem uma base militante aguerrida, apesar das reações e comentários negativos de pessoas que dizem que jamais votariam nele.