Com o intuito de melhor o caixa, o governo federal aspira passar à iniciativa privada a administração de 13 aeroportos do país, inclusive o Zumbi dos Palmares, na capital alagoana, em 2018. Devem ser leiloados terminais localizados nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste e a estima é que sejam arrecadados mais de R$ 6 bilhões.

Na semana passada, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, disse que a intenção do governo era leiloar 29 terminais. No entanto, na reunião desta quinta-feira, 17, no Palácio do Planalto foi analisada a possibilidade da formação de três blocos envolvendo 13 aeroportos.

O anúncio oficial deverá ser feito após reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que está prevista para acontecer no próximo dia 23.

Serão leiloados no Nordeste os terminais de Maceió, Aracaju, João Pessoa, Recife e Campina Grande. No Centro-Oeste, os terminais de Sinop, Alta Floresta, Cuiabá e Barra do Garça. Já no Sudeste, o aeroporto de Congonhas, o segundo mais movimentado do país, o de Vitória e Macaé, no Rio de Janeiro, também terão suas administrações repassadas para a iniciativa privada.

O leilão do Congonhas ocorrerá de forma separada dos demais. Ainda não está definido o modelo do leilão, mas o governo não descarta a possibilidade de a primeira rodada ocorrer ainda este ano.