Foi aprovado em 2ª discussão na sessão ordinária desta terça-feira (08), na Assembleia Legislativa, o projeto de autoria da deputada Thaise Guedes, que dispõe sobre a instituição da semana estadual que visa ampliar e incentivar a doação de medula óssea. De acordo com a proposição nº 377/2017, a Semana passa a integrar o calendário oficial de eventos do Estado e terá como objetivo mobilizar, informar e esclarecer a população sobre esse importante tema, principalmente, para que o número de doadores cresça.
Durante a Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea, o poder público estadual, por meio de seus órgãos competentes, deverá promover palestras e debates em escolas, unidades de saúde e locais com grande aglomeração de pessoas - como shoppings centers, além de divulgar a campanha nos veículos de comunicação e redes sociais. "O intuito é aumentar as chances de salvar vidas, pois, quando não se encontram doadores na mesma família, as chances de achar alguém compatível é de uma para cada 100 mil pessoas, por isso, a necessidade de expandir o cadastro de doadores”, alertou Guedes.
A deputada justifica que são comuns as dúvidas em torno do cadastro de medula óssea, e a campanha é uma oportunidade de esclarecer e por consequência, aumentar o número de voluntários cadastrados. "A doação de Medula Óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias, como leucemias agudas e crônicas, linfomas de Hodgkin, anemia falciforme e especialmente a Síndrome da Imunodeficiência Combinada Grave, cujo único meio de cura é o transplante de medula óssea. A angústia dos pacientes e familiares durante o processo de espera pela doação é algo que só quem está passando pode mensurar, mas podemos tentar amenizar este sofrimento com a adoção de algumas medidas de políticas públicas, a exemplo da instituição da semana de incentivo à doação", concluiu.