A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), ligada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), emitiu um alerta sobre a persistência das chuvas que atingem o estado. 

As previsões indicam acumulados significativos especialmente nas regiões da Zona da Mata, com maior intensidade na porção norte, e no Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió. As chuvas devem se estender até esta segunda-feira (19).

Leia mais: Alertas de chuvas para 87 municípios alagoanos são estendidos até quinta-feira (22)

O cenário meteorológico é resultado da atuação de cavados em níveis baixos e médios da atmosfera sobre o Oceano Atlântico, na costa leste do Nordeste. Essa configuração tem favorecido a formação de áreas de nebulosidade convectiva e pode gerar rajadas de vento de intensidade moderada. Há também previsão de precipitações nas demais regiões do estado, embora com menor intensidade e sem riscos associados.

De acordo com a SPDEN, o maior risco está nas áreas urbanas com deficiência de drenagem, onde a chance de alagamentos é elevada. Também há preocupação com a elevação de pequenos riachos e com a possibilidade de deslizamentos de terra em encostas, especialmente em áreas mais vulneráveis da Zona da Mata e do Litoral.

Os principais rios e bacias hidrográficas do estado seguem sob monitoramento contínuo. A superintendência alerta que novas atualizações podem ser emitidas a qualquer momento e, se necessário, será divulgado um aviso hidrometeorológico mais restritivo.