Moradores do bairro de Ipioca ocupam uma das vias da AL-101 Norte na manhã desta segunda-feira (07) e protestam contra a mudança no itinerário de linhas de ônibus.

Com cartazes, os moradores solicitam a presença do Gerenciamento de Crises da Polícia Militar para intermediar uma reunião com a prefeitura de Maceió.

Segundo os manifestantes, há três semanas, os coletivos que subiam até o alto de Ipioca tiveram o trajeto alterado Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Além disto, os manifestantes informaram que o novo ponto de parada não tem uma estrutura necessária para atender a alta demanda e que os passageiros são obrigados a aguardar outro ônibus que faz a integração da parte baixa com a alta.

A assessoria de comunicação da SMTT informou que a mudança se deu para beneficiar os moradores e que foi aceita pela maioria deles. Ainda de acordo com a assessoria, foram colocados ônibus menores, pois na região não há espaço para os veículos maiores executarem a manobra no Alto de Ipioca.

O órgão ressaltou que essas manobras geravam um risco aos funcionários e passageiros, bem como ao patrimônio histórico – a igreja – que existe no local.

Uma matéria da SMTT divulgada no dia 20 de julho informou que na rodovia AL-101 Norte, os usuários poderiam integrar gratuitamente a linha 1019 com as linhas 223 e 604 tanto para ir quanto para voltar do Alto de Ipioca, com a vantagem de pagar apenas uma passagem utilizando qualquer modalidade do cartão Bem Legal. “Os ônibus da linha 1019 terão frequência de 10 minutos em dias úteis, garantindo agilidade e mobilidade ao usuário no dia a dia”, explicou o superintendente da SMTT, Antonio Moura.

Dois novos abrigos foram implantados em pontos de parada de ônibus na AL-101 Norte para atender à demanda de usuários que deverão embarcar e desembarcar neles para fazer a integração entre a linhas 1019 e os ônibus da 223 e 604.