Devido às chuvas, alguns pontos das praias alagoanas se tornaram impróprias para banho por apresentar grande quantidade de poluição. Com fim do período chuvoso em agosto e a chegada do tempo seco, a não balneabilidade de alguns locais podem ser revertidos e os riscos de contaminação para os banhistas reduzidos.
De acordo com o coordenador de gerenciamento costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Ricardo César, a não balneabilidade dos pontos analisados pelo órgão geralmente são temporais, com exceção do Salgadinho e pontos localizados no extremo norte do litoral. “Durante o verão, pontos que apareceram impróprios agora nessas praias apresentam uma boa condição de balneabilidade”, afirmou.
No relatório de balneabilidade do IMA consta que, de 60 pontos, 20 estão impróprios. Apenas em Maceió, nove locais devem ser evitados pelos banhistas por apresentarem grande quantidade de Escherichia coli – bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos. Os dados foram divulgados pelo instituto nesta sexta-feira (4).
Ainda por causa do período chuvoso, o mar da capital teve a cor alterada e, segundo Ricardo César, isto se deu a grande quantidade de água doce que invadiu o oceano.
“Por causa das chuvas, tivemos uma evasão muito grande de água. A água doce tem muita matéria orgânica e reflete a cor acinzentada, além disso, ela tem densidade menor. A água doce é menos pesada do que a salgada, então ela fica sobre a água salgada e isso é que dá a coloração acinzentada”, explicou. “Tanto que nós estamos usando como parâmetro para se utilizar a praia é deixar o mar voltar à cor natural dele, aquele esverdeado azul que são as cores das nossas praias”, completou.
PREVISÃO DO TEMPO
O meteorologista da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Henrique Mendonça, informou que a quadra chuvosa, que iniciou em maio, deve chegar ao fim em agosto. “Há possiblidade de pancadas de chuvas de forma isolada durante este mês, mas nada comparado com o que aconteceu no final de maio para junho”, salientou.
Ainda de acordo com Henrique, a previsão aponta para a predominância do sol, com tempo seco e algumas pancadas de chuvas ao longo dos dias, principalmente no início da manhã no Litoral do estado.
*Colaboradora