A “guerra” pelo poder em 2018 do grupo situacionista que apoiou o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) em 2016 e estão compondo a atual gestão teve inicio na sede do Centro Adminhistrativo da cidade mais importante do interior do Estado. Fazem parte os deputados estaduais Severino Pessoa (PSC) e Rodrigo Cunha (PSDB) ambos são pré-candidatos a Câmara dos Deputados. A pretensão de Severino Pessoa é mais ambiciosa, quer indicar a esposa, a vice-prefeita Fabiana Pessoa para disputar uma das vagas na Casa de Tavares Bastos em 2018.

Pesssoa tem o comando de duas importantes secretarias, Saúde com Aurélia Fernandes e Educação com a cunhada, Mônica Pessoa. O ex-deputado estadual, Dudu Albuquerque que tem a esposa, Amilca Andreia Couto Melo, na secretaria municipal de Assistência Social e Politicas para as Mulheres, quer emplacar o filho, Breno Albuquerque na disputa para deputado estadual no próximo ano.

A inauguração da reaberura do restaurante popular “Jerimum” foi uma demostração dessa divisão do grupo situacionista. Na reaberura estavam presentes a titular da pasta, o prefeito Rogério Teófilo, a presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Graça Lisboa e o vereador Fábio Fenix.

 O estranho, a ausencia do deputado estadual Severino Pessoa da esposa a vice-prefeita Fabiana Pessoa e da vereadora Sinielza Pessoa, irmã de Severino Pessoa que ocupa no Legislativo a vaga de Aurélia Fernandes que ocupa a secretaria Municipal de Saúde.  Como já era esperado, a queda de braço política entre assessores diretos do prefeito Rogério Teófilo já ultrapassou as portas do Centro Administrativo. Dificuldade de unir o grupo  

 Pelo andar da carruagem, o prefeito tucano que está com baixa avaliação de 71% de acordo com pesquisa Ibrape terá enorme dificuldade de unir todo o seu secretariado de primeiro escalão em um só evento, já que agora, além do deputado estadual Severino Pessoa, que busca um vôomais alto, existe a possibilidade do empresário Adoniran Guerra entrar na disputa por uma cadeira na Câmara Federal. Outro possível pré-candidato a deputado estadual é do advogado e filho do gestor, José Moacir Teófilo Neto, cujo nome está sendo articulado nos bastidores  No mesmo grupo se articula a possibilidade da vereadora Aurélia Fernandes (PSB) disputar uma das vagas para a Casa de Tavares Bastos.