Uma comissão externa presidida pelo senador Fernando Collor (PTC) deve visitar a Venezuela nos próximos dias. A criação do grupo – que ainda será analisada no plenário do Senado - foi aprovada nesta quinta-feira, 3, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), também presidida por Collor.
Conforme reportagem da Agência Senado, Collor informou que, caso a proposta seja aprovada, para a comissão ser efetivada serão necessários contatos prévios com o Itamaraty, com o governo de Nicolás Maduro e com a oposição da nação vizinha.
Collor foi cauteloso ao comentar o tema, mas destacou que o Brasil não pode se omitir diante da crise política no país vizinho, agravada a partir da convocação de uma nova Constituinte por Maduro.
O senador destacou que a comissão deve se abster de qualquer pré-julgamento “político ou ideológico” e não visa interferir na questão interna da Venezuela. Trata-se, segundo ele, de um esforço diplomático para colaborar no restabelecimento de um mínimo de diálogo entre governo e oposição.
A ideia de criar o grupo partiu do vice-presidente da CRE, senador Jorge Viana (PT-AC). O petista frisou que o Brasil não pode assistir de braços cruzados ao estado de quase guerra civil vivenciado no país fronteiriço.