A Polícia Rodoviária Federal (PRF) autua uma carreta por excesso de peso ao transportar um bitrem de milho. A carga tinha saído de Goiás, e foi abordada pelos policiais durante a fiscalização de rotina na BR-101, em frente à Unidade Operacional de Polícia (UOP) de São Miguel dos Campos.

Durante a abordagem, os agentes verificaram que o veículo estava conduzindo com um excesso de 60 toneladas e com um equipamento obrigatório – tacógrafo – inoperante. O veículo foi autuado e ficou retido na UOP até a transferência da carga.

O motorista e a empresa transportadora foram autuados em multas que totalizaram R$22.375,09, valor proporcional ao excesso de peso encontrado. Além disso o veículo ficou retido no pátio da PRF aguardando o transbordo da carga excedente.

Esta infração é a principal causa de danos diretos ao pavimento das rodovias brasileiras. Além do prejuízo ao erário, o veículo com carga excedente põe em risco a segurança de todos que trafegam nas vias abertas à circulação, pois, compromete toda a estrutura do veículo que não foi fabricado para suportar aquele peso, causa maior desgaste dos pneus, maior consumo de combustível e aumenta a probabilidade de se envolver em acidentes.