Após denúncias de usuários, nesta quinta-feira, dia 27, equipes de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram no PAM Salgadinho e flagraram o descarte inadequado de lixo hospitalar contendo material perfuro cortante e falta de licença ambiental.
Segundo a assessoria de Comunicação do IMA, foram aplicadas duas autuações para a Secretaria Municipal de Saúde. Pollyana Gomes, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, destacou que o o que mais chamou a atenção foi a forma como estavam sendo armazenados diversos tipos de resíduos infectantes. Isso porque, no local foram encontrados líquidos fixadores de raio X, restos de seringas, lâmpadas florescentes, roupas, entre outros, misturado a lama e muita sujeira. Além disso, havia uma área em que lixo estava sendo queimado dentro da unidade.
Ela disse ainda que “a equipe solicitou que seja dada a destinação ambientalmente adequada para todo tipo de resíduo encontrado no local, inclusive as lâmpadas florescentes”, disse. Para isso foi dado prazo de 48 horas. “Nos próximos dias a nossa equipe vai retornar e verificar a situação, caso seja constado que o problema permanece poderemos interditar a área de resíduos do hospital”, disse.
Os autos foram emitidos no momento da fiscalização e a Secretaria Municipal de Saúde tem o prazo de 20 dias para apresentar a defesa.
*Com Ascom IMA