Transitar em Maceió tem sido cada vez mais difícil por causa da grande quantidade de buracos nas vias da cidade. As fortes chuvas que se iniciaram em maio causaram estragos perceptíveis no asfalto em praticamente todos os pontos da capital alagoana.

Porém, apesar da urgência, a Prefeitura de Maceió só deverá iniciar os serviços de recapeamento após o dia 15 de agosto, com o fim do período chuvoso. De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Disneys Pinto, os trabalhos estão sendo realizados aproveitando os pequenos períodos de estiagem.

"A previsão é de que a gente comece a efetuar esses reparos aos poucos, de acordo com a estiagem. Porém, a prefeitura já busca recursos para que após o dia 15 de agosto, a gente deve retomar e fazer o recapeamento" afirmou em entrevista à TV Gazeta.

Ainda de acordo com o secretário-adjunto, no próximo verão, a Prefeitura de Maceió deve realizar o trabalho de recapeamento em trechos da Avenida Fernandes Lima e também em outros pontos da cidade.

"No verão, deveremos voltar à Fernandes Lima e a Pedro Paulino para colocar novo asfalto e vamos aguardar para setembro e outubro para realizar esses procedimentos, enquanto isso, somente paliativos com tapa buraco" informou Disneys.

A Seminfra disse ainda que a prioridade da pasta tem sido os principais corredores de ônibus e os pontos mais críticos da cidade quando a demanda tem surgido. Cerca de dez caçambas - que comportam 15 toneladas de asfalto - estão nas ruas para realizar o trabalho de tapa buraco.

A secretaria está disponibilizando os contatos 3315-5007 e 3315-5008 para que a população entre em contato para informar os locais onde buracos estão surgindo em Maceió para que seja realizado o trabalho de manutenção.

Transtornos

Uma passageira que transita diariamente, de ônibus, entre a Pajuçara e a parte alta da cidade contou que ontem, 13, o coletivo caiu em “cratera” em plena Avenida Fernandes Lima, e por pouco os passageiros que estavam em pé não se machucaram.

Já na parte baixa, para sinalizar um buraco em uma das principais ruas da Jatiúca, a Avenida Amélia Rosa, um lojista resolveu colocar um manequim dentro da cratera na altura do cruzamento com a rua Artagnan Martins Reis, chamando a atenção de quem trafega no local.

De acordo com Ednildo Gomes, que trabalha na região há quase 20 anos, o buraco se formou há mais de uma semana e na quinta-feira (12), o carro de uma condutora acabou perdendo um dos pneus ao tentar passar pelo local. Ainda segundo ele, vários comerciantes já denunciaram o caso à Prefeitura, mas, até hoje ninguém foi averiguar a situação.

 

Manequim sinaliza buraco na Avenida Amélia Rosa, na Jatiúca (Foto: Fillipe Lima / Cada Minuto)

 

Já na Rua Geraldo Patury Accioly, na Pajuçara, a grande quantidade de buracos deixa o local praticamente intransitável. Ônibus, motos e carros de passeio trafegam com muita dificuldade e os motoristas precisam ter paciência e atenção para conseguir passar sem prejuízos ao veículo.

 

Rua Geraldo Patury Accioly, na Pajuçara (Foto: Fillipe Lima / Cada Minuto)

 

Algumas ruas da Pajuçara também se transformaram em pista de obstáculos para os condutores, como é o caso da Geraldo Patury, que dá acesso a Praça Lions. “Quem precisa trafegar por esse caminho, não tem escapatória. Tem que escolher em qual buraco prefere cair, porque a via inteira está tomada por eles”, disse uma condutora.

Ela acrescentou que o cenário se repete na Rua Teófilo Otoni, uma das transversais da movimentada Avenida Jangadeiros Alagoanos. “Entra ano e sai ano, entra verão e sai verão, essa rua segue com mais buracos que um queijo suíço”, concluiu.

*Estagiário