Nesta semana, a bancada do PSDB na Câmara recebeu a visita do prefeito de São Paulo, João Dória Júnior. Durante a reunião, Dória destacou ações adotadas em sua gestão e trocou ideias com os deputados sobre a conjuntura política. “Foi uma agenda bastante propositiva com os deputados. Antes, estive com os presidentes da Câmara e do Senado apresentando demandas da Frente Nacional de Prefeitos, da qual sou vice-presidente. Com a bancada federal do PSDB, discutimos sobre a contribuição do partido para a estabilidade do país, e a proteção dos desempregados e subempregados. Esse é o momento do equilíbrio e da serenidade em nossas decisões”, apontou o tucano.
Ele destacou que, apesar do agravamento da crise política e do recebimento, pela Câmara, de denúncia do procurador geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer, o partido mantém seu comprometimento com o país. “Nossa defesa é pelo Brasil, pela proteção do país e pela governabilidade”, explicou Dória.
Para Pedro Vilela, a denúncia deve seguir a tramitação prevista constitucionalmente. “É fato que o governo passa por uma grande crise, essa denúncia agrava ainda mais a situação política. O Congresso Nacional tem que fazer aquilo que se espera dele, que é apurar com rigor o que e está colocado na notificação e, se bem embasada, autorizar a investigação do presidente Michel Temer”, considerou.
Independentemente do resultado na Comissão de Constituição e Justiça, a peça será apreciada em plenário e, para ser aceita, precisará dos votos de dois terços dos deputados, o que levaria ao afastamento do presidente por 180 dias.