O deputado federal Pedro Vilela (PSDB) vem ganhando cada vez mais espaço na política alagoana e tem dado um pouco mais de atenção às duas principais cidades do Estado em busca de aliados e de fortalecimento de sua candidatura à reeleição, no pleito de 2018.
Com o segundo mandato do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) e a eleição do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), o deputado Vilela conta com apoio de seus correligionários para tentar renovação de seu mandato na eleição do ano que vem. Sua atuação como parlamentar o credencia para confirmar sua candidatura com possibilidade de repetir sua expressiva votação anterior.
As aparições do deputado Pedro Vilela ao lado do prefeito de Arapiraca, por exemplo, vem causando ciúmes naqueles que defendem a candidatura do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) a uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Pessoas mais próximas ao parlamentar apostam que Cunha será candidato a deputado federal ou ao Senado em 2018. A informação não é confirmada oficialmente.
Pedro Vilela está em seu primeiro mandato e é uma das novas apostas da política alagoana. Herdeiro de uma das principais dinastias olíticas brasileiras, é neto do ex-senador Teotônio Vilela. "O Menestrel das Alagoas", e sobrinho do ex-governador Teotônio Vilela Filho. Na eleição de 2014 ele obteve mais de 119 mil votos e, curiosamente, tem em sua suplência o prefeito Rogério Teófilo.