O Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire em parceria com o médico veterinário Daniel Tenório, realizou no último sábado (10) mais uma edição do projeto Ação Social Pet desta vez no bairro Zélia Barbosa Rocha, e foi um sucesso. Em sua 2ª edição, consultas, avaliações clínicas, encaminhamentos, além de cuidados nutricionais para o dia a dia do pet, foram realizados pela equipe.
A ação social pet, tem o objetivo de promover atendimento clínico gratuito para cães e gatos, passando orientações aos proprietários quanto aos cuidados com seus animais. A ação ofereceu atendimento a animais de pequeno porte de pessoas com baixo poder aquisitivo ou que não tem condições de pagar pela consulta.
Os serviços tiveram inicio às 08h e encerou e foram encerradas às 17h. Cerca de 150 animais entre cães e gatos foram atendidos. Dentre as ações realizadas foram feitas pesagens dos animais além de consultoria nutricional sob o acompanhamento de quatro médicos veterinários com auxilio de alunos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Cesmac. Também foram ofertados testes rápidos de glicemia e aferição de pressão por uma equipe de enfermagem do Complexo de equoterapia Tarcizo Freire.
Destacando a importância das consultas para os animais, o médico veterinário Daniel, Tenório falou dos cuidados necessários para cães e gatos, além de doenças que bichos de estimação podem transmitir aos humanos. “Ter um bicho de estimação em casa, requer certos cuidados, pois, cuidar da saúde do animal é cuidar também da saúde do ser humano.”
Recém-chegada de São Paulo, a dona de Casa Maria Sirleide, levou sua cachorrinha para ser atendida pelos veterinários, e ficou encantada com a ação social pet. “Já tinha visto esse trabalho em outros estados, mas não imaginava encontrar aqui na cidade de Arapiraca uma ação tão linda como essa. Está de parabéns o deputado Tarcizo Freire, por proporcionar serviços de qualidade ao alcance de todos, principalmente daqueles que mais precisam,” disse Sirleide.
Ressaltando ação social pet, o deputado estadual Tacizo Freire, falou que ter um animal de estimação em casa é muito positivo. “Além de ser uma ótima companhia, carinhoso, divertido, sem falar do aprendizado. Pessoas que têm animais em casa têm um risco menor de terem depressão. Então nada melhor que retribuir todo esse carinho, cuidando da saúde dos nossos bichinhos e, muitas pessoas não têm condições de pagar consultas, e a ação social pet, vem justamente para atender essa grande demanda,” falou o parlamentar.