A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realizou, na manhã desta segunda-feira (22), uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Arapiraca para discutir a questão do abastecimento de água no município. O deputado Rodrigo Cunha (PSDB) cobrou que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) faça mais investimentos para resolver os problemas com abastecimento. Já a Companhia afirmou que os problemas enfrentados na região decorrem do furto clandestino de água e da estiagem.

A audiência foi convocada pelo deputado estadual Rodrigo Cunha e reuniu representantes da Casal e da estação de tratamento  e águas do Agreste (CAB). O parlamentar disse que a audiência é fruto da insatisfação dos consumidores com os serviços oferecidos pela Companhia na cidade. Ele cobrou da Casal o investimento de recursos em Arapiraca para resolver os problemas de abastecimento na cidade. Ele observou que a população precisa estar atenta também aos cuidados necessários no condicionamento de água nas residências, a afim de evitar a proliferação de insetos e ocasionar outras doenças.

“É inaceitável estar em 2017 ver pessoas utilizando uma cuia para tomar banho, que tenha que carregar água ou passe vários dias sem água. Trouxemos a Casal e a CAB para mostrar o que de fato acontece e como se busca uma solução”, disse.

O vice-presidente da Casal, Francisco Beltrão, falou durante a audiência que boa parte dos problemas enfrentados decorrem da escassez de chuvas e dos efeitos da estiagem que assola os municípios alagoanos nos últimos anos. Por conta disso, a Companhia vem enfrentando problemas para captar água, já que as duas unidades utilizadas para abastecer o Agreste – uma em São Brás e outra em Traipu – também foram afetadas.

Beltrão destacou que as reduções na vazão do Rio São Francisco e o furto clandestino de água foram fatores que contribuíram para que houvesse piora no abastecimento de toda região Agreste.

“Quando começaram as diminuições para vazão no Rio São Francisco, a dificuldade para captação aumentou muito mais nos últimos anos. Nós pegamos dois flutuantes e colocamos lá na captação forçando que a água fosse para a estação de tratamento. Isso foi feito, melhorou, mas não resolveu. Outro problema é causado pelo rompimento de adutoras ou pelas pessoas que fazem ligações clandestinas. Nós constatamos que de cada dois litros, um está sendo desviado pela população”, afirmou.

Em tom de desabafo, deputado estadual Severino Pessoa (PSC) sugeriu que governador mude a gerência regional da Casal.

“Quando se liga o rádio pela manhã, só ouvimos reclamações contra a Casal, seja por falta d'água ou por vazamentos que duram dias e os reparos não são feitos.Gestor de órgão quando começa a não dar mais resultados deve ser substituído. Tem que buscar sangue novo, pessoas que estejam com vontade de trabalhar e mostrar resultados”, afirmou.

Antes da fala de Severino Pessoa, o também deputado Tarcizo Freire afirmou que foi ao órgão reivindicar ações para determinada comunidade e não foi recebido. “Se um parlamentar não é recebido, imagina o povo”, finalizou Tarcizo.

Participaram da audiência os deputados Rodrigo Cunha (idealizador da audiência), Severino Pessoa, Tarcizo Freire e Ricardo Nezinho, além dos vereadores Moisés Machado (vice-presidente), Léo Saturnino, Melquesedec Oliveira, Fabiano Leão, Thiago ML, Edvanio do Zé Baixinho, Sérgio do Sindicato, Gilvania Barros e Pastor Marcos Caetano.

Já a Casal foi representada pelo vice-presidente Francisco Beltrão, o superintendente fo interior Eduardo Henrique, o gerente do Agreste Tácito Marques e do diretor da CAB Ambiental de Arapiraca Guilherme Dias.