Em decisão monocrática, o desembargador Pedro Augusto determinou, nesta sexta-feira, 24, a suspensão da eleição para a diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), marcada para este sábado, 25, “até que haja a devida observância aos termos do Estatuto da agravada”.

A decisão deriva de um agravo de instrumento interposto pelo vereador por Pão de Açúcar, Diomedes Rodrigues (PSDB), cuja candidatura à presidência da Uveal para o biênio 2017/2018 foi indeferida pela Comissão Eleitoral.

Caso não houvesse uma decisão judicial, o pleito de amanhã teria candidatura única, a do vereador por Arapiraca, Fabiano Leão (PMDB).

Na ação, Diomedes solicitou a suspensão do pleito e a o afastamento de Fabrício Berto Faustino da Presidência da Uveal - pedido este indeferido pelo desembargador - alegando nulidades no processo eleitoral e acusando a Comissão Eleitoral de praticar atos “com clara posição partidária”, quebrando a isonomia da eleição.

Em nota, o PSDB de Alagoas afirmou que o indeferimento do registro da candidatura da chapa encabeçada pelo tucano não tem fundamento legal, nem está amparada pelo estatuto da entidade.