Apesar de estar no olho do furacão no esquema de propinas da Odebrecht para partidos e políticos, o Canal do Sertão é uma grande alternativa para transformar a vida da população, mesmo com a lentidão das obras e as suspeitas de corrupção.
A ideia da secretaria de Agricultura, comandada por Álvaro Vasconcelos, de, inicialmente, através do Programa de Desenvolvimento do Canal do Sertão, apoiar 132 famílias que moram no entorno do Canal do Sertão com o programa de microcrédito, é positiva.
Essas famílias serão capacitadas e terão apoio técnico e financeiro para produzirem às margens do canal. Mais adiante, haverá produção, geração de emprego, renda e o desenvolvimento de toda uma cadeia de desenvolvimento.
Dessa forma, Álvaro Calheiros, técnicos da secretaria e membros de governos anteriores registram os seus nomes como atores que contribuíram decisivamente para superar o atraso do Sertão alagoano.
Agora é lutar para que, apesar da delação da Odebrecht contra políticos alagoanos, as obras tenham continuidade para que também possam beneficiar moradores de outros municípios inseridos no projeto inicial de construção do canal.