Uveal: vereador por Arapiraca é o nome de consenso entre peemedebistas

10/03/2017 18:15 - Kleverson Levy
Por Kléverson Levy
Image

Entendo que os leitores estão cansados dessa considerada 'novela mexicana' na eleição para presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal).

Contudo, ressalto que esta suíte de matéria (No jornalismo: texto complementar ao que já foi publicado anteriormente com novas informações e adendos) é mais um detalhe a ser repassado ao blog. 

A começar pelo título deste post, todavia, é bem verdade que a eleição na Uveal caminha para um consenso entre os candidatos peemedebistas.

Isso se deve ao fato das articulações - que ocorrem via bastidores - estarem sendo 'dialogadas' durante esta sexta-feira, 10.

Como o prazo para que todas as chapas se inscrevam é até amanhã (sábado), 11, das 9hrs até 12hrs, o corre-corre em salas de reuniões é grande para que os nomes do partido do governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros, o PMDB, cheguem ao acordo.   

Anizão Amorim e Renildo Vasconcelos Calheiros Sobrinho, o Renildo Calheiros, ambos de Murici; José Edson dos Santos, o Edinho, de Coruripe; e Tayronne Henrique dos Santos, o Tayrone, da cidade do Pilar, devem atender ao pedido dos Calheiros, em especial Renan Filho, pela unificação do partido no pleito. 

Dessa forma, o porta-voz da aliança ficou a cargo do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, que trabalha uma chapa única e governista.

Wanderley tem sido o "apaga fogo" para a Uveal não sair das mãos do PMDB alagoano. No "bolo governista", os vereadores Anizão e Domício Júnior (PSL), Renildo Calheiros, Edinho e Tayronne ficariam comandando alguma diretoria na entidade. 

No entanto, surge como opção forte o nome do arapiraquense Fabiano Leão, também do PMDB, em ser consensual para agradar Wanderlei, Calheiros, Luciano Barbosa e demais colegas de partido. É o jogo político - e de interesses - para que não "pulverize" o pleito.

Porém, vale lembrar que o pedido de judicialização do processo eleitoral foi até "abafado" - de certa forma - para chegar ao prazo final de inscrição das chapas neste sábado, 11. Nem Anizão Amorim - que havia denunciado sobre o edital da eleição apresentar "brechas" - falou mais nada e silenciou após ingerência política do governador.

Como escrevi em fevereiro, segundo informações repassadas ao blog, RF já trabalhava e articulava acordos (cargos, inclusive) para o nome de consenso entre os peemedebistas.

Já os tucanos permanecem com a candidatura de Diomedes Rodrigues da Silva Junior, o Diomedes Rodrigues, de Pão de Açúcar, como confirmou o dirigente do PSDB, Claudionor Araújo, ao blog do Vilar.

Claudionor vê a candidatura de Diomedes "como algo de extrema importância e a evitar que o PMDB tenha hegemonia política no Estado", ou seja, nas grandes entidades políticas como Ama e Uveal. 

Agora, podemos dizer: The End?

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..