Imposição do PMDB faz mudar "xadrez político" na eleição da Uveal

10/02/2017 09:16 - Kleverson Levy
Por Kléverson Levy
Image

Desde que repercutiu a matéria - Ingerência de Renan Filho faz eleição da Uveal "pulverizar" - na quarta-feira, 09, aqui no blog, o xadrez político para eleição da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) ganhou novas peças.

Com a "briga" meio que interna dentro do partido do governador Renan Filho, o PMDB, a "pulverização" fez o bloco governista se espalhar cada vez mais. 

Na linha de frente, em favor do Palácio República dos Palmares, continua o nome Renildo Vasconcelos Calheiros Sobrinho, o Renildo Calheiros (PMDB), de Murici, e primo de Renan Filho, que fechou acordo - via Palácio - com o vereador de Coruripe, José Edson dos Santos, o Edinho (PMDB). 

Além do apoio do governador, óbvio, Renildo Sobrinho (de Calheiros) conta ainda com o afago  - politicamente falando -  do prefeito de Cacimbinhas e presidnete da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley (PMDB).

Por enquanto, ao que se sabe, o grupo dessa chapa é sim liderado pelo governador com chancela de Hugo Wanderley, resultando na dobradinha Renildo e Edinho. 

No outro lado, Anízio de Amorim, o Anizão (PMDB), também de Murici e aliado antigo da família Calheiros, deverá aceitar pressão do "chefe de Estado", leia-se Renan Filho ou PMDB, para impulsionar sua candidatura - sabe-se lá quando - numa outra oportunidade. 

Anizão, entretanto, deverá atender ao pedido de Renan Filho pela unificação do partido no pleito que é dos vereadores alagoanos.

Nos bastidores, com a possível saída de Anizão, o escalado para manter a chapa "Nova Uveal" será Domício Júnior (PSL), de Jequiá da Praia. Com isso, reacenderá uma nova disputa sem que haja ingerência política do governador Renan Filho.  

Portanto, Anizão é (ou era) o principal personagem dessa novela que se arrasta desde o ano passado, antes de aspergir sua candidatura nos corredores do Palácio República dos Palmares, e diante de vários coadjuvantes no pleito da Uveal. 

Por outro lado, o resultado da disputa sinaliza para que apenas duas chapas - Renildo Sobrinho (de Calheiros) e confirmado o nome de Domício Júnior (da "Nova Uveal") - concorram ao pleito. O grupo que se formou junto da dupla Anizão/Domício permanece unidos seja quem for o indicado, menos unir-se ao grupo Calheirista. 

Contudo, diante de tantas matérias escritas sobre Uveal e sem haver consenso para nome único, o pleito para o biênio 2017-2018 parece que ficará definido com um candidato do PMDB (Renildo) e outro do PSL (Domício).

Será?   

Ressalte-se: o PSDB - que detém mais de 70 vereadores - também abriu diálogo para não deixar que o partido Calheirista domine mais uma entidade em Alagoas. 

Leia tambémIngerência de Renan Filho faz eleição da Uveal "pulverizar"

É o que se tem para o dia de hoje!

Redes Sociais: kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..