Em entrevista a Rádio Senado, Renan Calheiros (PMDB), criticou a decisão do juiz Eduardo Rocha, da Justiça Federal do Distrito Federal, suspendendo a polêmica nomeação de Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência da República.

De lá para cá, já são três decisões sobre o mesmo assunto. Nesta quinta-feira, 9, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região devolveu o cargo ao ministro, mas, a juíza Regina Coeli Formisano, da 6ª Vara Federal no Rio de Janeiro, suspendeu novamente a nomeação de Moreira Franco

Ainda sobre a primeira decisão judicial, disse Calheiros: “É mais uma tentativa da primeira instância de usurpar a competência constitucional do STF. Isso não pode acontecer. Isso se faz para constranger o Supremo a reposicionar o Judiciário. Temos que garantir a estabilidade institucional do Brasil e isso não ajuda em nada”.

Até que o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), aprecie os pedidos de liminar para suspensão da nomeação, Moreira Franco deve continuar sentando e levantando da cadeira.