No final de uma corrida diária pela orla de Maceió, eu e 3 conhecidos paramos para conversar. Respiração ainda ofegante, o tema é o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e sua segunda gestão que, segundo eles, só pensa em arrecadar e pouco faz para organizar a capital. Eu só escuto, mas vou registrando na memória as opiniões, que são idênticas.
“Até parece que Rui tá apenas de olho em 2018, ser candidato a governador, ter dinheiro para gastar. Aí vem com Zona Azul. Cara, é R$ 2,50 a hora e só pode ficar quatro horas nos bolsões e duas horas nas vias públicas. Se não, meu irmão, é canetada, multa. Se agente precisar ficar quatro horas tem que dar R$ 10. Bichosa mais caro do que estacionamento particular”, diz o primeiro.
O segundo emenda: “É a SMTT do Rui. O negócio vai ficar é ruim”, diz fazendo rima. “Vão voltar com os pardais. Beleza. O problema é que colocam fiscalização eletrônica até em ladeira, lá na da rodoviária, e a gente tem que descer freando e olhando pra velocidade. Lugar errado, tira a concentração”.
O terceiro interrompe pra dizer: “E apois! Quero ver é o Rui ter coragem de mandar os guardas fiscalizarem os ônibus de turistas que param em frente dos hotéis, os comerciantes donos das calçadas que viram estacionamento, cadê coragem? Esses caras são iguais, só pensam em quebrar a gente”.
Resolvo sair do silêncio. Pior que essas coisas que vocês reclamam é a história da mudança na Previdência. Especialistas (leia aqui ) dizem que o que o governo Temer vai fazer vai acabar com a aposentadoria porque quem é jovem não vai ter vantagem. É aquela coisa, pagar por mais de 40 anos e não usar, não é vantagem. Melhor aplicar o dinheiro, desde que não seja na poupança”.
O terceiro companheiro concorda e compara ao IPTU. “É o caso do IPTU, chegou lá em casa. Dá 10% de desconto se pagar em março. Rui tá me chamando de Mané. É pouco. Vou pagar parcelado, 10 vezes, e deixo o dinheiro rendendo numa aplicação que vai dar mais do que o desconto oferecido. Só não pode ser poupança, como você disse. Procurem o banco. Vou dar nada pra esses caras que nada fazem. Aqui pra eles!”
Despedimos-nos e fomos embora. Ao chegar em casa vejo reportagem de Vanessa Alencar – aqui no CM. É que o deputado federal JHC (PSB) protocolou uma representação solicitando ao Ministério Público de Contas (MPC) a suspensão, em caráter de urgência, da cobrança da Zona Azul (Leia aqui).
Pelo Whats App aviso aos companheiros de corrida, que comemoram com “alegres expressões".