De volta: Bloco Filhos da Pauta é atração no Jaraguá Folia 2017

19/01/2017 13:59 - Kleverson Levy
Por Kléverson Levy
Image

As prévias carnavalescas de 2017 - em Maceió - serão ainda mais irreverentes neste ano.

Com o propósito de arrastar centenas de foliões pelas ruas de Jaraguá, o Bloco Filhos da Pauta faz sua reestreia no carnaval vindouro.

Comemorando 25 anos da sua fundação, jornalistas, RRPP, radialistas, gráficos, comunicadores, estudantes de comunicação e simpatizantes seguem, até hoje, o desfile do bloco Filhos da Pauta.

O bloco, que desfilou pela primeira vez em 1991, retorna em 2017, no Jaraguá Folia, com o tema "Ói nós aqui de novo". Esse ano o bloco homenageará o tituleiro Claudionor Medeiros da Silva, o “Macarrão”, falecido no ano passado.

Formado tradicionalmente por comunicadores, o desfile do bloco que leva em seu estandarte a ilustração de um jornalista - o pauteiro – exibindo um jornal e um microfone, será na sexta-feira, 17 de fevereiro e promete muito frevo e animação.

Uma banda agitará a concentração a partir das 20 hs, no Coreto do Jaraguá, com saída pelas ruas do bairro marcada para 21h:30 ao som do frevo da Orquestra Terremoto. O evento envolverá mais de 30 músicos da cidade de Coqueiro Seco que tocarão frevos e marchinhas durante todo percurso. . 

A edição 2017 do Filhos da Pauta tem como patrocinadores o Sindicato dos Corretores de Seguros de Alagoas (Sincor), o Hospital de Olhos Santa Luzia, a Agência Labox, a Agência Ímpeto e a Devassa. Conta ainda com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Sindicado dos Gráficos de Alagoas (SindGraf) e do jornal Tribuna Independente.

A comercialização das camisas segue para segundo fase desde a última segunda-feira (16).

Até agora, mais de 300 jornalistas, radialistas, gráficos, RRPPs e demais comunicadores adquiriram suas camisas e a organização espera ampliar rapidamente esse número com a participação do restante do público alagoano, que será divulgada nas redes sociais do bloco: Facebook: @FilhosDaPauta e Instagram: @blocofilhosdapauta2017.

Mais informações e venda de camisas: 9 9335-1786 e 9 9618-9515

 

Homenageados

O bloco tradicionalmente homenageia comunicadores alagoanos em seus desfiles. Entre os homenageados estão os jornalistas Denis Agra, Amaury Barbosa, Freitas Neto e Teófilo Lins, que foram caricaturados em bonecos gigantes confeccionados por Jaquelane Santos que passaram a participar dos desfiles na comemoração de dez anos de existência do bloco.

Em 2009, em seu último desfile, os organizadores homenagearam o radialista e compositor do primeiro frevo do bloco, Edécio Lopes, falecido em 2008. O frevo-homenagem “Edécio no Passo” foi composto pelo jornalista Ricardo Mota.

Nesta 25ª edição, o Filhos da Pauta homenageia Claudionor Medeiros da Silva, o “Macarrão”, falecido ano passado. Figura emblemática do bloco, o tituleiro da Sergasa (Serviços Gráficos de Alagoas S/A) era diretor do Sindicato dos Gráficos de Alagoas (Sindgráficos-AL) e, ao lado de Freitas Neto, Denis Agra e Edécio Lopes, foi um dos fundadores do bloco e um grande apreciador do frevo e do carnaval.

Além da homenagem a Macarrão, o bloco sairá com alas em homenagem ao jornalista Freitas Neto e ao relações públicas Luiz Gonzaga, o eterno professor Gonzaga do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas.

O Filhos da Pauta 

Desde 1991, profissionais de várias categorias desfilam pelas ruas dos bairros mais nobres de Maceió ao som de marchinhas populares e outras criadas pelos próprios formadores de opinião. O estandarte e as camisas do bloco estampam o símbolo, um jornalista na função de pauteiro, com um jornal e um microfone na mão. 

“Não tinha imagem melhor para ilustrar o nome do bloco, que aliando a correria à vida maluca de um jornalista de redação”, brincou um dos idealizadores do bloco e radialista, Marcos Guimarães.

Criado por 20 jornalistas de uma só geração, o Filhos da Pauta surgiu a partir de um bate-papo na Casa da Comunicação, no bairro do Prado. Hoje o bloco leva mais de 3 mil pessoas, entre elas os velhos e bons jornalistas das redações de veículos, jornalistas recém-formados e aspirantes pelas ruas da Ponta Verde, Pajuçara e Jaraguá. 

De acordo com Marcos, em 2002 o Filhos da Pauta desfilou junto com os blocos Meninos da Albânia, Gela Guela, Caveira, Pó de Giz e Nana Banana em todo o percurso do Maceió Fest, considerado, à época, a maior prévia carnavalesca de Alagoas. Naquele ano, os foliões acompanharam o trio elétrico ao som de orquestras de frevo de Olinda (PE) e músicos de Marechal Deodoro (AL). 

A cada ano os idealizadores Plínio Nicácio, Valdice Gomes, Mozart Cintra, Diana Monteiro, Joaldo Cavalcante, Fátima Almeida, Valter Oliveira, Anivaldo Miranda, Marcelo Firmino, José Osmando e o próprio Marcos Guimarães homenageiam um jornalista com atuação marcante nas redações e que não está mais entre nós.

Em 2009, eles demonstraram, através de um frevo feito pelo jornalista Ricardo Mota, a admiração pelo radialista Edécio Lopes, falecido em 2008. 

“Além de Edécio, já homenageamos os nossos amigos Dênis Agra, Amaury Barbosa, Freitas Neto e Teófilo Lins. A gente criou quatro bonecos gigantes com a caricatura deles e os levamos durante todo o trajeto do Carnaval”, lembrou Marcos.

O bloco desfilou por 19 anos  pela orla marítima da capital e foi responsável pela fundação da Liga de Blocos Independente de Maceió. O ultimo desfile ocorreu em 2009.

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com

Com informações da equipe do Bloco Filhos da Pauta e fotos/arquivo de Plínio Nicácio

 

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..