Jornalista vai depor na PF por denunciar deputado

17/01/2017 10:19 - Kleverson Levy
Por Kléverson Levy
Image

A imprensa alagoana - mais uma vez -  tem o direito à informação cessado por divulgar o que realmente deve ser de conhecimento da sociedade.

Foi o que aconteceu com o jornalista Davi Soares, do site Diário do Poder, e ex-blogueiro do Cadaminuto, que prestará depoimento nesta terça-feira (17) à Polícia Federal (PF). 

Leia tambémDeputado alagoano tenta usar PF para intimidar jornalista 

Soares publicou a matéria “Certidão atesta: JHC chefiava mãe ao denunciar esquema”, em agosto de 2016, mostrando que o deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB), empregava a própria mãe e ex-prefeita de Ibateguara, Eudócia Caldas, em seu gabinete de deputado estadual, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), em 2013.

O jornalista, embasado na apuração e ao receber o documento (Ver certidão abaixo) oficial de uma fonte, confirmou a lotação de Eudócia Caldas no gabinete do filho e a existência da certidão com o próprio signatário do documento e ex-diretor-geral da ALE, Luciano Suruagy Amaral Filho, antes da publicação da matéria.

Além disso, como preza o bom jornalista, Davi soares também entrou em contato com a assessoria de JHC, encaminhou a imagem da certidão e pediu esclarecimentos sobre os fatos, porém, não obteve retorno. 

Por conta da informação publicada no Diário do Poder, JHC prestou queixa à Polícia Federal (PF) contra o profissional questionando a divulgação da certidão com fé pública, reconhecida em cartório e que atesta que o parlamentar empregava sua mãe.

"Bom dia, colegas da imprensa. Sem nada a temer, prestarei depoimento na Polícia Federal às 11h da manhã desta terça (17), a respeito da queixa prestada pelo deputado federal contra mim, após a divulgação de certidão pública que atestava, em 2013, que o parlamentar chefiava a própria mãe, lotada em seu gabinete. Estarei de posse do documento autenticado em cartório que divulguei em 2016, após o tema voltar ao noticiário nacional. Estou à disposição da sociedade alagoana para qualquer esclarecimento, certo de que o ataque à liberdade constitucional de imprensa e a tentativa de criminalizar a atividade jornalística não terão sucesso", respondeu Davi Soares em texto enviado aos colegas jornalistas. 

Sindjornal repudia ação de JHC

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (SindJornal), Flávio Miguel de Oliveira Peixoto, o Mineirinho, repudiou a ação do deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB-AL), contra o exercício do trabalho do jornalista Davi Soares. 

Ao repudiar mais uma tentativa de JHC de intimidar o trabalho da imprensa alagoana, o dirigente sindical citou o recente relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que demonstrou o crescimento de 17,52% de casos de violência contra jornalistas em 2016.

“Repudiamos qualquer atitude que busque impedir o trabalho da imprensa, vivemos numa Democracia e o jornalista possui papel fundamental para garantir que a sociedade tenha conhecimento dos fatos. Não aceitamos ações daqueles que investem no cerceamento do trabalho jornalístico. Gostaria de lembrar que no último dia 12, no Rio de Janeiro, a Federação Nacional dos Jornalistas lançou o Relatório de Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil 2016 e infelizmente, os casos de violência contra jornalistas cresceram 17,52% no ano passado em comparação com 2015. Agressões físicas ou verbais, ameaças, intimidações, cerceamento por meio de ações judiciais, impedimentos ao exercício profissional e à atividade sindical, prisão, censura, atentados e assassinatos ilustram o cenário que causa revolta em todos nós”, declarou o presidente do SindJornal.

Por fim, nas redes sociais, Davi Soares recebeu irrestrita e absoluta solidariedade dos colegas jornalistas alagoanos. Em união com todos, concordamos, portanto, que é preciso dar um basta em quem quer barrar o exercício do jornalismo e, consequentemente, da liberdade de expressão e informação.

Escreveu George Orwell: "Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."

Concluo, todavia, com esta frase de Maria Eugênia Labouriau: “Ser jornalista é saber passar informações ao grande público, é saber defender a sociedade através dos jornais e procurar saber o que ela procura e onde precisa ser ajudada”. 

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com 

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..