Belezas naturais: Barra de Jequiá é destaque em rede nacional

04/01/2017 13:03 - Kleverson Levy
Por Kléverson Levy
Image

Jequiá da Praia, no litoral sul de Alagoas, foi manchete em rede nacional  ao destacar o complexo turístico Dunas de Marapé, da Barra de Jequiá, no Bom Dia Brasil da Rede Globo. 

A reportagem é da jornalista alagoana Thaise Cavalcante, da TV Gazeta, que mostrou as belezas naturais existentes no município. Através de um passeio que passa pelo Rio Jequiá, a equipe conheceu os mangues, o banho de lama e seguiu até a Praia de Jacarecica do Sul nas belíssimas falésias.

Vale ressaltar que a cidade do sul é a que mais apresenta cenários selvagens. A praia, os manguezais e a lagoa, em conjunto com o clima forte e exuberante, mostram uma região paradisíaca. 

Barra de Jequiá é conhecida também por ter uma paisagem vital comum a animais e plantas, além do encontro do rio com o mar. Os visitantes poderão aguçar melhor toda essa riqueza nos passeios de barcos e caminhões disponíveis no local.

Além da vegetação belíssima pelo vasto coqueiral no entorno da cidade, mangues e restingas; praias e lagoas são atrativos principais para os turistas. A população chega aos 12 mil habitantes distribuídos entre o centro da cidade e os povoados. A gastronomia principal são os frutos do mar como o peixe, camarão, siri e caranguejo.

Quem visita a cidade não pode deixar de mergulhar nas águas dos Povoados de Barra de Jequiá, Jacarecica do Sul e Lagoa Azeda, os mais procurados da região. Para preservar tanta beleza foi criada em 2001 a Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá (Resex Jequiá) que é uma unidade de conservação federal do Brasil.

A Resex, considerada uma das maiores do País, foi criada por Decreto Presidencial em 27 de setembro de 2001, com uma área de 10.203 hectares em nosso Estado. A Reserva Extrativista tem como objetivo assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local.

Para chegar na região, saindo de Maceió pela rodovia AL-101 Sul, depois que passar pela cidade da Barra de São Miguel, entrar no primeiro trevo, à esquerda, segue passando pela Praia do Gunga e entrada da cidade de Roteiro. O próximo município é Jequiá da Praia, a cerca de 60 km da capital alagoana.

Redes Sociais: Kleversonlevy

Email: kleversonlevy@gmail.com

Confira abaixo a reportagem do Bom Dia Brasil!

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..