Crítica: Rogue One é diferente de tudo que já houve em Star Wars e isso é excelente

15/12/2016 14:28 - Bruno Levy
Por redação
Image

O TEXTO NÃO CONTÉM SPOILERS!

A saga Star Wars passou para outro nível a partir deste 15 de dezembro de 2016 quando estreou “Rogue One: Uma História Star Wars”. Diferentemente do “Space opera” apresentados nos filmes clássicos da saga, Rogue One apresenta uma trama mais brutal e mais adulta.

O diretor Gareth Edwards, fã assíduo de Star Wars, criou um novo mito em um filme que possui os fãs mais loucos, apaixonados e amantes da franquia. J.J. Abrahams fez o serviço de renovar em “O Despertar da Força”, já Gareth fez a evolução em Rogue One.

O filme traz os acontecimentos entre os episódios III e IV, quando os planos de construir a Estrela da Morte estão a todo vapor. A história conta a juventude de Jyn Erso (Felicity Smoak), filha de Galen Erso (Madds Mikkelsen), cientista rebelde que é levado à força para construir a máquina destruidora de planetas. Jyn quando mais velha se junta a Capitão Cassian (Diego Luna), Chirrut Imwe (Donnie Yen), Baze Malbus (Jiang Wen), Bodhi Rook (Riz Ahmed) e K-2SO (Alan Tudyk) em busca dos planos para descobrir a fraqueza da Estrela da Morte.

Há uma certa química no elenco que ajuda na concepção da trama e no objetivo da causa. À la Sheldon, de The Big Bang Theory, K-2SO é a repetição de C3PO, só que com um toque especial. Ele rouba a cena em diversos momentos e é o humor necessário no filme. Chirrut Imwe é o cara badass da história com seu taco/arma/bazuca/tudo.

 

Jyn Erso (Felicity Smoak)

 

Mesmo com tantos elogios ao roteiro e ao elenco estrelado, Felicity Smoak deixou a desejar em diversos momentos de Rogue One. As cenas emotivas não provocaram um impacto a quem assistia, às vezes tornando-se exagerados. Talvez pior ainda tenha sido a intepretação do ator Forest Whitaker, o Saw Guerrera. Um ator do calibre de Whitaker não passou de rostos caricatos e uma voz estranha, mesmo possuindo importância na trama. Há quem goste.

Rogue One traz um novo caminho para os derivados da franquia principal e não perde em momento algum o famoso “Fã service” necessário para dar a coerência da história. Diversos easter-eggs ficam soltos no longa, desde naves, bombardeiros e cruzadores. Estão todos ali trazendo uma nostalgia e um arrepio para quem ama a saga.

A trilha sonora de Michael Giacchino readapta as músicas clássicas de John Williams com louvor. Os efeitos visuais de CGI misturados aos práticos torna o filme mais palpável ao público, apesar do 3D não fazer diferença nenhuma para quem assiste. Deve-se também dar um abraço forte a Greig Fraser (Foxcatcher), diretor de fotografia, que fez o filme parecer uma obra de arte.

Estrela da Morte em Rogue One: Uma História Star Wars

 

O melhor, como sempre, fica para o final. Gareth conseguiu fazer um terceiro ato esplendoroso, destruindo o coração dos fãs, no bom sentido da palavra. As cenas de guerras especiais e de solo em uma base imperial no planeta Scariff, onde estão os planos de destruir a Estrela da Morte, são de encher os olhos. Contrariando o escuro do vácuo, Edwards traz uma coisa nunca antes já vista em Star Wars: uma guerra na praia. Com um visual paradisíaco e bem ao estilo da primeira guerra mundial, onde as trincheiras eram bastante utilizadas, as cenas trazem uma tensão do que deve acontecer em seguida.

Por fim, não há o que se negar. Darth Vader é definitivamente o maior vilão de todos os tempos. Vader aparece no tempo certo, na hora certa e faz o público tremer em momentos de ação. Posso afirmar e ter a ousadia em dizer que Rogue One: Uma História Star Wars tem os 15 melhores minutos finais de toda a saga, juntando todos os oito filmes.

O filme estreia nesta quinta-feira, 15, e está em cartaz em todos os cinemas do país.

Nota 9

 

Confira o trailer final:

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..