Região metropolitana dá mais poder a prefeito de Paripueira

09/12/2016 10:15 - Kleverson Levy
Por Kléverson Levy
Image

Considerado pela população paripueirense como um dos melhores prefeitos da cidade, Abrahão Moura (PSDB) vai iniciar o ano de 2017 com mais Poder Político. 

No litoral norte, Moura conseguiu eleger seu vice-prefeito e aliado, Haroldo Nascimento da Silva, o Haroldo Nascimento (PSDB), para sucedê-lo na Prefeitura de Paripueira. 

Com uma aprovação de 85,49%, Nascimento e Moura venceram o pleito com exatos 5.526 votos contra 938 votos (14,51% válidos) do segundo colocado, o Dr. Welton Alves (PRB). 

Vale destacar ainda que Abrahão Moura manteve o percentual de aprovação desde a sua reeleição, em 2012, quando obteve 85,47% e conquistou  5.535 votos dos eleitores do município.  

Ou seja, Moura comanda (com folga) a cidade de Paripueira desde a sua primeira eleição, em 2008, passando pela reeleição (2012) e conquistando mais um mandato ao deixar seu atual vice-prefeito na cadeira. 

Três vitórias consecutivas de Abrahão Moura apagaram da memória da população a história política da cidade que era dominada pelas famílias Manso e Leôncio ( dois ex-prefeitos), no passado até que não tão distante.

Barra de Santo Antônio 

Para completar seu reduto eleitoral e poderio político, na cidade vizinha de Barra de Santo Antônio, o gestor colocou a esposa e primeira-dama da cidade que administra, Emanuella Corado Acioli de Moura, a Emanuella Moura (PSDB), que saiu vitoriosa das urnas de 02 de outubro. 

Prefeita de primeiro mandato e neo-política, Emanuella Moura foi eleita com 5.652 votos (60,59% válidos) à frente do segundo colocado, o prefeito em exercício , Carlos Alexandre Pereira Lins, o Carlos Alexandre (PDT), que obteve 3.383 votos (36,26% válidos). 

A briga política na Barra de Santo Antônio deu aos Mouras uma diferença de 2.269 votos em cima de Carlos Alexandre. Isso demonstrou que a administração de Abrahão - em Paripueira -  refletiu bem na cidade vizinha e garantiu a eleição da esposa.  

Região Metropolitana 

Por outro lado, na gestão do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), dizem também que Abrahão dá às cartas na Prefeitura da capital alagoana e tem grande influência na gestão tucana. 

Por lá, os Moura têm a pasta da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, com Antonio José Gomes de Moura, irmão do prefeito de Paripueira. Antes, antônio Moura comandava a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. 

De acordo com informações passadas ao blog, após tamanha ascensão política - em fim de mandato - e poderio na região metropolitana, comenta-se que Abrahão Moura 'mira' ainda a presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).  

A ideia, segundo fontes deste jornalista, é que o PSDB -  com o apoio de Rui Palmeira, Abrahão e equipe - lancem um nome de consenso (inclusive, podendo ser até Emanuella Moura) com apoios de vários prefeitos eleitos na metropolitana e, acordadamente, até com Rogério Teófilo de Arapiraca. 

Leia e entenda aqui: Eleição da AMA se torna duelo entre PSDB e PMDB

Portanto, o passo dado pelo prefeito de Paripueira foi sair da gestão municipal mantendo um bom reduto eleitoral e que dê sustentação política até para uma provável candidatura em 2018. 

Quanto ao fato da eleição na AMA... o assunto está sendo tratado nos bastidores com a cúpula dos tucanos em Alagoas.

Será? 

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..