Afastado pelo TJ-AL, prefeito amargou 3º lugar nas urnas de outubro

30/11/2016 15:05 - Kleverson Levy
Por Kléverson Levy
Image

Desde que foi afastado (entre idas e vindas) da Prefeitura de Japaratinga, em 2015, Newberto Ronald Lima das Neves, o Newberto Neves (PRP), só acumulou derrotas na Justiça e nas urnas de 2016.

No último dia 02 de outubro, Neves viu o sonho de sua reeleição ir 'por água abaixo' com o resultado do pleito.

Terceiro colocado na disputa eleitoral, o prefeito afastado passou pelo crivo de ser rejeitado nas urnas após ter o nome apontado por cometer irregularidades na execução de contratos de locação de veículos.

Com 1.145 votos (21,27% válidos), Newberto Neves alcançou a terceira posição na "briga" pela Prefeitura de Japaratinga, ficando atrás do vereador José Severino da Silva, o Déo da Usina (PP), e do primeiro colocado, Klever Rêgo Loureiro Júnior, o Júnior Loureiro (PMDB).

Em outubro de 2015, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) afastou Neves que foi acusado pelos promotores de cometer irregularidades na contratação de empresas locadoras de veículos, onde parte dos carros que serviam ao Poder Executivo era de familiares do gestor.

Já setembro deste ano, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL) acusou cinco pessoas, entre elas, Newberto Neves e o procurador-geral da cidade, Benjamin Lins das Neves. Além da acusação, o MPE pediu o afastamento cautelar dos cargos públicos dos dois denunciados enquanto durar a instrução processual.

Também foram denunciados o ex-secretário de transportes de Japaratinga, José Marques de Pereira Filho, e os proprietários da empresa J.B. Locação de Veículo Ltda. ME, Renato Brandão Araújo Filho e Kiteria Blanche Nascimento Alves.

Leia mais aqui: MP pede afastamento de prefeito e procurador de Japaratinga e Justiça ouve testemunhas em ação de improbidade contra prefeito de Japaratinga​

Todavia, com esse "peso judicial nas costas" Newberto Neves interrompeu o sonho conquistado nas urnas de 2012, quando foi eleito prefeito pela primeira vez.

Eleição 2016 

Portanto, a reeleição de Newberto Neves ficou comprometida por conta das acusações feitas pelo MPE. 

Com isso, o ex-prefeito Bruno Gustavo Araújo Loureiro, o Bruno Loureiro, ganhou tempo e garantiu o retorno à Prefeitura de Japaratinga. 

Filiado ao PMDB de Calheiros, Loureiro administrou o município por dois mandatos consecutivos (2005-2008 e 2009-2012). 

Como desistiu de disputar o pleito de 2016, colocou o irmão Klever Rêgo Loureiro Júnior, o Júnior Loureiro (PMDB), eleito com 1.860 votos (34,55% válidos).

Dizem que por lá, na cidade do litoral norte, quem vai ordenar os trabalhos no Executivo será o próprio ex-prefeito.

Segundo fontes do blog, Bruno Loureiro "carrega mais experiência que o irmão" e até já indicou alguns secretários municipais. 

Será?  

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..