Quando as trilhas sonoras tornam filmes inesquecíveis

15/11/2016 11:28 - Bruno Levy
Por redação
Image

Sabemos que quando um filme não vai tão bem na bilheteria ou que não cai no gosto do público, acaba indo ao esquecimento, porém muitas vezes o que salva um filme não é um ator ou uma atriz, e, sim, a trilha sonora.

A música é uma parte essencial no cinema moderno, sem ele o filme pode se tornar chato, monótono e de dar sono. Diante disso, a trilha provoca o arrepio, o choro, a emoção, a raiva e todo o tipo de sentimento que o ser humano sente. Ultimamente, nota-se uma melhora em todos os sentidos nas trilhas sonoras dos filmes, como se tivessem achado o pomo de ouro para atrair o público.

As músicas totalmente autorais de longas e músicas de cantores famosos ou até mesmo os dois em conjuntos estão provocando uma onda maciça do contentamento do público nessa parte. Por exemplo, o filme do “Esquadrão Suicida” não foi lá muito bem aceito pelos cinéfilos e crítica, dividindo opiniões entre ambos, porém a trilha sonora vendeu o longa de uma forma absurda. Em agosto, o CD de Esquadrão dominou as paradas e já vendeu mais de 200 mil cópias só nos Estados Unidos e, na bilheteria, arrecadou um total de US$ 745,6 milhões no mundo, superando as expectativas que estavam na casa dos 500 mi.

Confira o álbum completo clicando aqui

Outro exemplo próximo disso foi Guardiões da Galáxia. O filme, que foi lançado em 2014, juntava uma árvore que fala uma palavra, um guaxinim que fala até os ombros, uma mulher verde, um cara azul e um humano. Sabe o melhor disso tudo, o filme arrecadou US$ 773,3 milhões. Claro, foi um sucesso de público e crítica, mas o que mais se destaca até os dias de hoje é a trilha sonora.

Não é à toa que o álbum, chamado de “Guardians of the Galaxy: Awesome Mix vol. 1”, já vendeu mais de 1 milhão de cópias só nos Estados Unidos e conquistou o certificado de disco de platina. E não para por aí, o álbum foi indicado ao Grammy 2015. A trilha reúne clássicas bandas e músicas dos anos 1970.

 

 

Óbvio que muito antes disso, o cinema já nos contemplou com grandes filmes que possuem uma trilha sonora excelente. “Curtindo a Vida Adoidado”, “O Poderoso Chefão”, “500 Dias com Ela”, “Django Livre”, “A Vida Secreta de Walter Mitty”, “Interestelar”, “Man of Steel” uma infinidade de outros filmes.

Destaque brasileiro

Não podíamos deixar de fora um dos filmes mais queridos do país e que tem uma trilha sonora de raiz nordestina: trata-se de “O Auto da Compadecida”. O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla.

A trilha, para mim em especial querido leitor, é inesquecível. Toadas, forró, música de vaqueirama e muitos outros estilos do povo sertanejo. A trilha nos arranca sorrisos e emoções de todas as formas, pois a trilha nos lembra de uma região cheia de extremos, de um povo de sangue quente e trabalhador e de uma cultura forte e imponente.

Tem algum filme com uma trilha inesquecível? Comente e vamos discutir.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..