Por que Batman é o maior personagem da cultura pop?

07/11/2016 16:20 - Bruno Levy
Por redação
Image

"I am vengeance, I am the night, I am BATMAN"

Uma pergunta que não quer calar: seria o Batman o maior personagem inumano já criado de todos os tempos? A resposta pode ser até simples, mas é preciso números, estatísticas e o gosto de cada um que ama o universo nerd e aqueles que veem de longe.

A primeira aparição do herói ocorreu em 1939 pelo roteirista Bill Finger e pelo desenhista Bob Kane emDetective Comics #27, na história "The Case of the Chemical Syndicate". De lá para cá, já são 77 anos de histórias em quadrinhos, filmes, séries de TV, animações, produtos e muito mais.

Porque as pessoas amam tanto as histórias do Batman? Muita gente acredita que por ele ser o único humano entre os deuses da Liga da Justiça aproxima mais os leitores. Outros são pelas grandes histórias como “Batman: A Piada Mortal”(Alan Moore), “O Retorno do Cavaleiro das Trevas: Partes I e II” (Frank Miller), “Batman: Ano Um” (Frank Miller) e muitas outras.

Talvez, o principal motivo seja o homem que está atrás da máscara: Bruce Wayne, pois mesmo que seja dono de uma empresa multimilionária, tenha todo o tipo de tecnologia e mulheres disponíveis, ele ainda é uma criança traumatizada com as mortes dos pais. O último filme do herói, “Batman Vs Superman: A Origem da Justiça”, tratou de mostrar muito bem que tipo de trauma é esse.

Ele é um humano. Um humano cheio de problemas que muita gente vivencia no dia a dia. Esqueça o dinheiro que ele tem, olhe na alma, entenda o personagem e vai saber o que é.

Os vilões do Batman são, sem dúvidas, os melhores já criados. A galeria é imensa, porém podemos citar Coringa, Pinguim, Bane, Hera, Exterminador, Mulher Gato, Charada, Capuz Vermelho e Ra’s Al Ghul. Cada um deles tem uma história significativa na vida do homem morcego. Talvez, as mais marcantes sejam as do Coringa.

 

Galeria de vilões do Batman (Capa variante)

 

Superman é, de fato, o maior super-herói de todos pela sua importância da época até os dias de hoje pelo exemplo, escoteirismo, ideiais e bondade. Não há o que discordar. Entretanto, o Batman é algo que a psicologia explica como “o fato de que ele é plenamente possível. Ele não veio d eoutro planeta, não é fruto de mutação genética, não tem superpoderes. Batman é um homem normal, um homem que tinha todos os motivos para sequer se importar com os problemas no mundo, mas que decide usar a inteligência e dinheiro em busca de justiça” (A Psicologia por Trás do Batman – Documentário History Channel).

Ele é o senso de justiça que todo homem sonha. O tipo de justiça utópica que todo mundo deseja e mais quer. Incorrupto, sem medo, vingança, a noite. Batman é a justiça de um homem só, já dizia Clark Kent, o Superman, e que funcionava. Ele não mata e quando mata é por que foi necessário. Mesmo numa cidade inteiramente corrupta que vive, a enigmática Gotham City.

Deixo aqui, querido leitor, algumas recomendações para leituras sobre Batman e algumas animações para acompanhar:

HQs: Batman: A Piada Mortal, A Morte na Família, Batman contra o Capuz Vermelho;

Animações: Batman: Ano Um e Cavaleiro das Trevas Ressurge: Partes I e II;

Filmes: Batman (1989), Batman Begins (2005), Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman v Superman: A Origem da Justiça (2016);

Série animada: Batman: The Animated Series (1992-95);

Games: Batman: Arkham Origins, Batman: Arkham Asylum, Batman: Arkham City e Batman: Arkham Knight.

Não acha que Batman é o personagem mais popular do mundo nerd? Deixe seu comentário.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..