O vice-governador Luciano Barbosa (PMDB) deve assumir o comando do Governo do Estado mais uma vez. Fontes palacianas dão conta de que o governador Renan Filho (PMDB) deve entrar para um período de descanso por alguns dias. Tem forte razão, a derrota em Arapiraca e em Maceió nesse segundo turno é pra tirar qualquer um fora de tempo.
O governador esteve na linha de frente da campanha de Ricardo Nezinho em Arapiraca e de Cícero Almeida em Maceió ao lado do marqueteiro Adriano Gehres, seu “homem de confiança” no governo. Ele deve anunciar oficialmente, ainda, o novo período de descanso pós-eleitoral, com o tempo de duração do seu afastamento. Barbosa, portanto, vai se afastar temporariamente da Secretaria de Educação enquanto estiver no comando do executivo alagoano.
Retorno às atividades
A vereadora Fabiana Pessoa (PSC) vice-prefeita eleita de Arapiraca reapareceu no plenário da Câmara Municipal na sessão ordinária da última terça-feira (25). Desde a eleição que a vereadora não vinha marcando presença nas sessões. Fabiana Pessoa é esposa do deputado estadual Severino Pessoa que teve papel importante na eleição de Rogério Teófilo (PSDB) para comandar os destinos de Arapiraca nos próximos quatro anos.
Emendas de bancada
E volumoso os recursos de bancada para Arapiraca liberados pelos pela bancada de Alagoas no Congresso Nacional. Tem recursos de emendas individuais e de bancada liberadas pelo senador Benedito de Lira (PP) e pelo deputado federal Ronaldo Lessa (PDT). Lessa liberou uma da ordem de R$ 828 mil destinados à recuperação de centros especializados incluindo o Trate que cuida de crianças autistas.
Calçamento movediço em Traipu
O calçamento voltou a ceder na localidade conhecida como Alto do Severão em Traipu. O que parecia ser um fato isolado demonstra sinais de um serviço mal feito.
A obra recém-inaugurada pela prefeita Conceição Tacares (DEM) não suporta o peso de alguns veículos, primeiro foi um caminhão que transportava grama, mais recentemente uma caçamba com areia. Esta obra, apontada como um marco na parte estrutural do município, custando muito dinheiro dos cofres públicos apresenta, segundo populares que residem na localidade e se manifestaram em redes sociais, várias falhas. Em Arapiraca um caminhão do Corpo de Bombeiros afundou no asfalto de uma rua do bairro São Luiz. Felizmente os bombeiros já tinham cumprido uma missão de apagar um incêndio e retornavam para a base na rodovia suplicada José Alexandre.
Muito frequentada
A casa do prefeito eleito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB) após as eleições está mais frequentada do que o templo de Salomão da Igreja Universal do Reino de Deus em São Paulo. Este é o resultado das demissões de mais de três mil servidores contratados pela prefeita Célia Rocha (PSL) antes da eleição e agora dispensados após a derrota do candidato situacionista, o deputado Ricardo Nezinho (PMDB). Esse episódio sempre acontece após as eleições nos últimos 20 anos em Arapiraca. Mesmo o candidato situacionista saindo vitorioso. É o povo servido de massa de manobra e levando canto de carroceria.
Carne mais barata
O governador de Alagoas assinou na ultima quinta-feira (27) um decreto que desonera a carne de boi do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações internas. Com a medida, o produto pode ficar mais barato para os consumidores alagoanos. "Com a assinatura da desoneração da carne, vamos garantir uma competitividade, animar os produtores e dinamizar a economia, onde a carne vai poder chegar mais barata nos supermercados para a população", avalia Renan Filho. A assinatura aconteceu no Parque da Pecuária, onde acontece a maior feira agropecuária do Estado, a Expoagro. Na presença de diversos criadores, o governador falou da produção local. "Quem poderia imaginar grande produtores de leite e de gado em confinamento em pleno Sertão? Em Delmiro Gouveia temos uma das melhores produções de proteína animal, com milhares de cabeça de gado. Isso era algo inimaginável", afirmou.
Regulamentação da vaquejada
Dez projetos que propõem regularizar a vaquejada no Brasil estão em tramitação no Senado e na Câmara dos Deputados. Conforme dados do Senado, até a quarta-feira (26), seguiam em análise na Casa uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), um Projeto de Lei aprovado na Câmara Federal (PLC) e dois Projetos de Lei do Senado (PLS). Em oposição aos quatro, um PLS que proíbe a prática de vaquejadas e rodeios também está sob avaliação do Senado. Raimundo Lira, senador do PMDB pela Paraíba, é autor de um dos projetos a favor da vaquejada. As discussões envolvendo a prática, comum no Nordeste brasileiro, voltaram à pauta dos parlamentares após o Supremo Tribunal Federal considerar, no início de outubro, que a vaquejada causa sofrimento aos animais e, por isso, é inconstitucional. Na terça-feira (25), vaqueiros e apoiadores das vaquejadas pararam o trânsito em Brasília, em manifestação a favor da prática que consideram esporte e cultura. No total, oito projetos na duas casas legislativas federais foram iniciados somente neste ano.
Admissões superam
O número de admissões em Alagoas superou o de demissões no mês de setembro. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foram registrados 13.395 novos empregos formais e 6.583 demissões.Ao todo, o estado gerou 9.296 contratações a mais que no mês de agosto, que teve um saldo positivo de 4.099 novos empregos.
O setor que mais contribuiu para esse aumento foi o da Indústria de Transformação, concentrando a maioria das contratações, 11.087.Com o maior número de demissões, 2.649, o setor Serviços também manteve um saldo positivo, registrando 3.034 contratações, o que resultou em um saldo de 385 novos empregos. Dois setores, o de Administração Pública e o de Extrativa Mineral permaneceram com o mesmo número de empregos, contratando e demitindo a mesma quantidade de pessoas.