Desde 2012, órgão vem sendo reivindicado pelos vereadores e os deputados estaduais Ricardo Nezinho e Tarcizo Freire
Reivindicado desde 2012 pelos vereadores arapiraquenses liderado pelo vereador Moisés Machado (PDT) e pelos deputados estaduais Ricardo Nezinho (PMDB) e Tarcizo Freire (PP) desde quando atuava no Legislativo finalmente será implantado em Arapiraca para atender a todo o Sertão, Agreste e Baixo São Francisco envolvendo 50 municípios o Instituto de Criminalística (IC).
O serviço da Perícia Oficial do Estado será implantado no próximo mês de novembro deste ano. A informação foi repassada, no início da tarde desta quinta-feira (20), pelo secretário de Estado da Segurança Pública, coronel PM Lima Júnior, durante reunião com a prefeita Célia Rocha (PSL) no Centro Administrativo.
De acordo com o titular da Segurança Pública, o imóvel onde funcionará o IC de Arapiraca, no bairro Baixão, no mesmo bairro já funciona a Central de Polícia Civil, e já foi adquirido pelo Estado e encontra-se totalmente reformado.
O secretário esclareceu que a data da inauguração deve acontecer na primeira semana do mês de novembro, com a confirmação da agenda e da presença do governador Renan Filho (PMDB) e do vice-governador, Luciano Barbosa (PMDB)
De acordo com Lima Júnior, para reforçar os serviços na área da Segurança Pública, Renan Filho está convocando, em breve, as reservas técnicas de peritos criminais e de policiais civis aprovados em concurso público.
O secretário revelou que, dos 745 convocados da Polícia Militar, 120 estão sendo selecionados para reforçar a segurança em Arapiraca. “Esse é mais um compromisso assumido pelo governador", disse Lima Júnior.
O diretor da Perícia Oficial do Estado de Alagoas, Manoel Melo, explicou que a prefeita Célia Rocha também garantiu apoio para a formação da equipe de profissionais que irão trabalhar no Instituto de Criminalística de Arapiraca.
A gestora convocou o secretário municipal de Governo, José Lopes da Silva, e o procurador do município, Vitor Carvalho, para avaliar o quadro de pessoal e a cessão de servidores da prefeitura para auxiliar nos trabalhos da Perícia Oficial de Alagoas. O IC de Arapiraca terá uma equipe formada por 30 profissionais, sendo 12 peritos e 18 pessoas de apoio técnico e administrativo.