A tempos no noticiário de forma intensamente negativa, era de se esperar que o cacife político do ex-presidente Lula se esvaisse, desmoronasse. Mas não é o que ocorre. Mesmo sob forte ataque da PF e do MPF, ele permanece como favorito à Presidência da República.

Pesquisa CUT/Vox Populi ouviu 2 mil pessoas e mostra que Lula cresceu de 29% em junho para 34%. Lula ganharia de Aécio Neves (PSDB), tem15%. Marina Silva (Rede) aparece com 11%. Jair Bolsonaro (PP) 7%) e Ciro Gomes (PDT) 5%.

Se o candidato tucano for o governador Geraldo Alckmin (PSDB), Lula vence também - 35% contra 12%. E para 42% dos entrevistados pela pesquisa, Lula foi o melhor presidente do Brasil.

5ª rodada da pesquisa CUT/Vox Populi, feita após o 1º turno das eleições municipais – de 9 a 13 de outubro - entrevistou 2 mil pessoas do Distrito Federal e de todos os estados brasileiros, exceto Roraima, de todos os segmentos econômicos e demográficos em 116 municípios.

Essa pesquisa também fez levantamentos em que os entrevistados mostram Lula como o melhor presidente do Brasil, fez coisas boas para o povo e é injustiçado e perseguido.

Portanto, acredito que – hoje - entre os nomes mais conhecidos da política brasileira nenhum tem cacife para derrotar Lula. A não ser que ele seja preso ou surja o “novo na política”.

Mesmo assim, esse “novo” teria que se juntar aos velhos políticos e partidos.

Leia a pesquisa na íntegra no endereço http://cut.org.br/system/uploads/ck/files/Relatorio-completo-pesquisaCUTOut16R5VF-3.pdf