Brasileiros que “pagam o pato” estão mais atentos

19/10/2016 13:58 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

Uma pesquisa realizada pela Fecomércio do Rio de Janeiro constatou que os brasileiros estão mais atentos ao impacto dos impostos no seu dia-a-dia. Oito em cada dez entrevistados (78%) afirmam reconhecer o pagamento. É o maior índice em uma década. Quando a pesquisa começou, 45% dos entrevistados tinham esta percepção.

A avaliação, realizada em 72 municípios de todo o País, mostra que, por classe econômica, as classes A e B demonstram maior conhecimento sobre o pagamento de impostos. Quase a totalidade (94%) afirmou que paga impostos, contra 76% dos brasileiros da classe C e 63% das classes D e E.

Os impostos mais lembrados são: tributos municipais (74%), impostos sobre produtos e serviços (50%) e tributos estaduais (40%). Os tributos federais, como Imposto de Renda (IR), foram citados por 25% dos entrevistados.

Questionados sobre a percepção do pagamento dos tributos em relação a produtos ou serviços, 97% dos brasileiros identificam o pagamento na tarifa de energia elétrica e 94% reconhecem a tributação sobre a compra de alimentos, seguidos dos setores de telefonia e vestuário (93%), higiene (91%), serviços bancários (90%), produtos de saúde (88%), serviços pessoais (88%) combustíveis (85%) e habitação (84%).

Ao que tudo indica, o brasileiro está cada dia menos disposto a pagar o pato.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..