Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, em parceria com o SPC Brasil e o PeopleScope (base de dados comportamentais dos brasileiros), quanto menor a expectativa do consumidor, mais garrafas de cachaça foram vendidas em três redes varejistas. Ou seja: beber para esquecer é o que muitos brasileiros têm feito diante da crise econômica nos últimos meses.

Batizado de “Índice da Cachaça”, o indicador revela que em dezembro de 2015, quando a expectativa do consumidor estava abaixo da média histórica, as vendas de garrafas de cachaça atingiram seu maior nível. 

O levantamento mostra também que, de maneira geral, quanto mais pessimista é um grupo social, maior é sua afinidade com “sair para beber/ir a bares restaurantes”.

Ainda de acordo com a análise, juntamente com frutas, legumes e verduras, as bebidas alcoólicas foram os únicos, entre sete categorias de produtos vendidos em mercado, que tiveram aumento no desembolso do brasileiro na comparação de 2015 com 2014.

Enquanto a quantidade de itens comprados caiu 4,6%, o valor médio gasto com alcoólicos subiu 1,1% e a ida ao mercado para comprá-los aumentou 4,4%.