Olho d'Água Grande mantém tradição de não reeleger prefeito

10/10/2016 10:55 - Kleverson Levy
Por Kléverson Levy
Image

Desde o pleito de 2000 que os eleitores da pequena cidade de Olho d'Água Grande não reelege prefeito que está no mandato.   

São dezesseis anos em que gestores fazem alternância de Poder no município do agreste.    

2016, por exemplo, não foi diferente para a atual prefeita do município, Maria Suzanice Higino Bahé, a Suzy Higino (PP), derrotada nas urnas ao tentar sua reeleição.  

Com 1.881 votos (51, 27%), o candidato da oposição José Adelson de Souza, o Zé Adelson (PSDB), foi eleito para comandar o Executivo local pelos próximos quatro anos.  

Adelson, vale ressaltar, retorna à Prefeitura após 20 anos.   

Suzy Higino, que se mostrava firme e forte para quebrar o "tabu da reeleição", obteve a segunda colocação com 1.762 votos (48, 02%). 

Higino perdeu por uma diferença de 119 votos ficando atrás de Zé Adelson.   

Porém, a história política de Olho d'Água Grande chama atenção por conta dos eleitores que não abrem mão - a cada quatro anos - de eleger um novo prefeito ou renovar o mandato dos ex-gestores sem que haja uma continuidade de Poder.  

Reeleição não!

O fato  da reeleição não acontecer entre prefeitos ocorre desde a disputa de 2000, quando o atual prefeito eleito Zé Adelson - à época no mandato - perdeu para Antônio Lima de Araújo (PDT).  

Em 2004, o então prefeito Antônio Lima - que buscava a primeira reeleição - foi derrotado nas urnas por Tereza da Fátima Barbosa Cedrim.  

Já em 2008, a enfraquecida nas urnas foi a própria Tereza da Fátima Barbosa Cedrim –  na reeleição - que devolveu o cargo para Antônio Lima quatro anos depois.  

No pleito de 2012, Antônio Lima – na tentativa do segundo mandato - perdeu para Maria Suzanice Higino Bahé, a Suzy Higino (PP).  

Não sendo diferente de pleitos anteriores, Suzy Higino, ao tentar ir à reeleição no último domingo, 02, também foi rejeitada nas urnas como todos os antecessores e perdeu para Zé Adelson (PSDB).

Portanto, Olho d'Água Grande é o único município alagoano que mantém uma tradição (diferenciada) de não reeleger prefeito. O gestor pode até voltar para administração municipal, contudo, nunca em mandatos continuados.

Veja a tabela abaixo!     

1996 - Zé Adelson (PMDB) 

2000 - Antônio Lima de Araújo (PDT)   

2004 – Tereza da Fátima Barbosa Cedrim (Antigo Prona)   

2008 - Antônio Lima de Araújo (PDT)   

2012 - Suzy Higino (PP)  

2016 - Zé Adelson (PSDB) 

Redes Sociais: Kleversonlevy   

Email: kleversonlevy@gmail.com 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..