Renan: “reforma eleitoral ou suicídio coletivo”

05/10/2016 17:30 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), destacou que a prioridade do Plenário após o segundo turno do pleito é votar a PEC que trata de temas relacionados à reforma política, como exigência de fidelidade partidária aos eleitos, fim de coligações nas eleições proporcionais e cláusula de barreira na atuação parlamentar dos partidos.

“Ou mudamos o sistema eleitoral brasileiro ou vamos para um suicídio coletivo”, vaticinou Calheiros em entrevista à imprensa na tarde desta quarta-feira, 5

“Muita gente que detém mandato entende que em time que está ganhando não se mexe. Isso não é verdadeiro, pois estamos perdendo”, afirmou, garantindo que, se for necessário, o Congresso funcionará no fim do ano até a conclusão dos trabalhos: “É muito importante que tenhamos prazo e esforço coletivo e deixemos claro que vamos fazer a reforma política até o fim do ano, haja o que houver”.

A PEC 36/2016 é uma iniciativa dos senadores Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Aécio Neves (PSDB-MG) e foi aprovada pela CCJ em setembro.

Confira a íntegra da proposta original: http://ricardoferraco.com.br/wp-content/uploads/2016/07/PEC-N-de-2016-clausula-de-barreira.pdf.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..