Empresa contratada para pesquisa pertence a marqueteiro de candidato

01/10/2016 12:58 - Kleverson Levy
Por Kléverson Levy
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Uma pesquisa encomendada pelo candidato a prefeito de Pão de Açúcar, Flávio Almeida (PMDB), é de propriedade do seu próprio marqueteiro de campanha, o Nilton Tadeu Lira Neto, mais conhecido como Tadeu Lira, do Grupo de Pesquisa Marketing São Judas Tadeu Ltda - ME (TDL Pesquisa e  Marketing).

Na cidade de Pão de Açúcar, após ter o resultado de sua primeira pesquisa suspensa pela Justiça Eleitoral, o candidato a prefeito contratou, no último dia 26 de setembro, uma nova pesquisa eleitoral com data de divulgação prevista para este domingo, 02, quando ocorre o pleito eleitoral.

Para quem possui um patrimônio declarado - de acordo com o que está divulgado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - de aproximadamente R$ 4 milhões, os ínfimos R$ 5 mil reais pagos para contratação da nova pesquisa eleitoral não seria empecilho para quem “sonha” em ser prefeito da pequena Pão de Açúcar.

Apesar do quesito dinheiro, aparentemente não ser um problema para o candidato Flávio Almeida, o mesmo poderá novamente enfrentar problemas de ordem judicial, uma vez que, o próprio juiz da comarca da cidade entendeu, conforme decisão anterior, que tal pesquisa seria tendenciosa.

Isso porque, segundo informações obtidas junto ao site da Receita Federal, o instituto de pesquisa  Grupo de Pesquisa Marketing São Judas Tadeu Ltda - ME (TDL Pesquisa e  Marketing), contratado pelo candidato, pertence ao seu marqueteiro.

Além disso, segundo informações obtidas pelo blog, o instituto de pesquisa não possui registro junto ao Conselho Regional de Estatística da 5ª Região, o Conre, constando-se outra irregularidade.

Segundo a Resolução 23.453/2015, em seu art. 5º, inciso IV, “O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros”.

Portanto, o não atendimento às exigências legais torna o impedimento do instituto de pesquisa a registrar, realizar e divulgar pesquisas eleitorais.

Diante deste cenário, a credibilidade da pesquisa realizada pela empresa que pertence ao marqueteiro político do candidato Flávio Almeida é - estranhamente - suspeita já que o proprietário do  Grupo de Pesquisa Marketing São Judas Tadeu Ltda - ME (TDL Pesquisa e  Marketing) é o maior interessado no resultado do pleito de Pão de Açúcar.

Por fim, vale ressaltar que a divulgação antecipada, irregular, fraudulenta ou manipulada de pesquisa eleitoral é veementemente combatida pela legislação vigente e pelo judiciário, tanto que, prevê umas das mais graves sanções pecuniárias aos infratores entre R$ 150 a 300 mil reais.

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